Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Dia Mundial dos Pobres

“A pobreza é um escândalo!”, lamenta o Papa no Dia Mundial dos Pobres

19 nov, 2023 - 10:00 • Aura Miguel

Na missa que celebrou para assinalar o dia mundial dos pobres, Francisco citou uma frase de Santo Ambrósio para desafiar com uma pergunta: “Quando o Senhor voltar, pedir-nos-á contas e dir-nos-á: Por que tolerastes que tantos pobres morressem de fome, quando dispunhas de ouro com o qual obter alimento para lhes dar?". Este domingo, na basílica de São Pedro, o Papa sublinhou: “A pobreza é um escândalo”.

A+ / A-

O Santo Padre lamentou “as inúmeras pobrezas materiais, culturais e espirituais do nosso mundo, as existências feridas que povoam as nossas cidades, os pobres tornados invisíveis, cujo grito de dor é sufocado pela indiferença geral duma sociedade atarefada e distraída”.

O Papa também não esqueceu “os que estão oprimidos, cansados, marginalizados, as vítimas das guerras e aqueles que deixam a sua terra arriscando a vida”, bom como “os que estão sem pão, sem trabalho e sem esperança”.

Para Francisco, a grande alternativa é pois “multiplicar o que recebemos, fazendo da vida uma oferta de amor pelos outros, ou então viver bloqueados por uma falsa imagem de Deus e, com medo, esconder debaixo da terra o tesouro que recebemos, pensando só em nós mesmos, sem nos apaixonarmos por nada além das nossas comodidades e interesses, sem nos comprometermos”.

Por fim, o Papa deixou um conselho: “Ponhamos em circulação a caridade, partilhemos o nosso pão, multipliquemos o amor! A pobreza é um escândalo. Quando o Senhor voltar, pedir-nos-á contas e dir-nos-á: Por que tolerastes que tantos pobres morressem de fome, quando dispunhas de ouro com o qual obter alimento para lhes dar? Porquê tantos escravos foram vendidos e maltratados pelos inimigos, sem que ninguém fizesse nada para os resgatar?”

Um grupo significativo de pobres e sem abrigo marcou presença nesta missa e alguns deles participaram no cortejo das oferendas. No final da missa e depois da oração do Angelus, na Praça de São Pedro, o Santo Padre mantém a tradição de almoçar neste dia com centenas de pobres. A refeição e o convívio com os pobres realiza-se na Aula Paulo VI e o almoço é generosamente fornecido por uma cadeia de hotéis de luxo em Itália.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ines Meneses
    19 nov, 2023 Lisboa 23:37
    É escândalo tb ver igreja em silêncio perante um genocídio. Outra vez.
  • Mara cabral
    19 nov, 2023 Lisbia 12:48
    Obg. Que este dia e as palavras de Francisco toquem os nossos corações e as nossas consciências. Que alguma coisa mude em mim!!!!!!Que. Eu me pinga a caminho. Veja , sinta e atue. Pai do amor misericordioso atua em cada um de nos

Destaques V+