11 dez, 2023 - 15:33 • Teresa Paula Costa
Os jovens de Lisboa pedem à diocese que lhes dê um maior acompanhamento na sequência ao dinamismo criado pela realização da Jornada Mundial da Juventude, no passado mês de agosto.
Reunidos no Forum Geração Rise Up, em Fátima, 150 jovens da diocese de Lisboa apresentaram propostas que, em janeiro, vão ser entregues aos diferentes órgãos consultivos da diocese e aos vários serviços da Cúria Diocesana.
Uma das propostas é que haja um maior acompanhamento dos jovens, para que estes “possam fazer uma experiência de profundidade, nas paróquias e nos seus movimentos”, disse à Renascença o responsável pela pastoral juvenil da diocese de Lisboa.
Segundo João Clemente, “em segundo lugar, os jovens pediram lugares, espaços onde possam encontrar-se e fazer uma experiência de fraternidade”.
“Em terceiro lugar saiu também uma grande preocupação com a formação de líderes juvenis para o acompanhamento e a capacitação dos jovens para acompanharem outros jovens”.
A última prioridade que saiu do Fórum tem a ver com a comunicação.
Os jovens pediram que, na diocese de Lisboa, “a comunicação seja cuidada e que tenha o objetivo de transparecer uma experiência de comunhão em que se sinta que a unidade da diocese de Lisboa acontece através da sua forma de comunicar para fora e interiormente.”
Para João Clemente, “foi um fórum muito rico, com um total de cerca de três mil propostas a serem debatidas nestes três dias, e chegámos ao final com 56 propostas e dessas temos dez prioridades.”
Os participantes na iniciativa consideram, disse o responsável, que “este Fórum não pode ser inconsequente e as propostas têm de ser colocadas em prática, não de uma forma muito idílica, mas concreta.”
João Clemente acredita que “elas serão as opões pastorais da diocese para os próximos anos.”
O Fórum Geração Rise Up decorreu no mesmo fim de semana em que os lisboetas peregrinaram até Fátima.
Do programa da peregrinação da diocese de Lisboa constou a recitação do Terço na capelinha das Aparições e a celebração da Eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade.
A peregrinação da diocese de Lisboa juntou perto de sete mil pessoas no santuário de Fátima.