Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Papa aprova bênçãos para casais do mesmo sexo ou em situação irregular

18 dez, 2023 - 15:48 • Aura Miguel

Declaração surge na sequência de insistentes pedidos de esclarecimento, enviados ao Vaticano, “baseados na visão pastoral do Papa Francisco”. “A doutrina sobre o matrimónio não se altera e a benção não significa aprovação da união”, indica.

A+ / A-

“Fiducia supplicans” é uma declaração publicada esta segunda-feira pelo Dicastério para Doutrina da Fé e aprovada pelo Santo Padre que permite abençoar casais do mesmo sexo e em situação irregular. Esclarece, no entanto, que “a doutrina sobre o matrimónio não se altera e a bênção não significa aprovação da união”.

O documento surge na sequência de insistentes pedidos de esclarecimento, enviados ao Vaticano, “baseados na visão pastoral do Papa Francisco” e recorda que é preciso distinguir “as bênçãos rituais e litúrgicas das bênçãos espontâneas e gestos de devoção popular”.

Ou seja, não se admite qualquer tipo de rito ou bênção semelhantes aos litúrgicos, “que possam criar confusão”, lê-se na declaração “Fiducia supplicans”.

O principal objetivo deste Documento é fornecer indicações pastorais e abrir a possibilidade de se abençoar casais em situação irregular, incluindo do mesmo sexo, “sem no entanto validar oficialmente o seu ‘status’ , nem alterar, de forma nenhuma, o perene ensinamento da Igreja sobre o matrimónio”.

O cardeal Vítor Fernandez, prefeito para a Doutrina da Fé, explica que o Papa pede “caridade pastoral” porque “quando se pede uma bênção, exprime-se um pedido de ajuda a Deus e uma súplica para poder viver melhor” e que “a sincera abertura à transcendência” deve ser considerada pelos pastores, “fora do quadro litúrgico”.

Este tipo de bênçãos “não poderá ter um rito próprio estabelecido pela autoridade eclesial, nem pode legitimar o estilo de vida de quem o pede”. A bênção também “não poderá ser inserida no rito civil da união, nem pode exigir vestes, gestos ou palavras próprias de um matrimónio”.

O documento pede “prudência pastoral” na aplicação destas bênçãos e cita o Papa Francisco ao recordar que todos estes passos “fazem parte de um discernimento prático, em situações particulares que não podem ser elevadas à categoria de norma, sob pena de darem lugar a uma casuística insuportável”.

[notícia atualizada]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Dias
    20 dez, 2023 Edmonton 07:28
    Os que falam em cisma são aqueles discípulos no Evangelho de S. João. “Depois de O terem ouvido, muitos dos Seus discípulos disseram: Duras são estas palavras! Quem pode escutá-las?” (Jo. 6,60). E… “A partir de então muitos dos Seus discípulos retiraram-se e já não andavam com Ele. Por isso, Jesus disse aos doze: “Também vós quereis retirar-vos?” (Jo. 6,66-67). O que nós católicos necessitamos é de saborear e digerir a Palavra de Deus e não esquecer o que Jesus disse muitas vezes: “Quem tem ouvidos, ouça”.
  • Fernando Dias
    19 dez, 2023 Edmonton 19:52
    Tanta ignorância católica!... Não sejamos fariseus. O texto diz, “a doutrina sobre o matrimónio não se altera e a bênção não significa aprovação da união”. E ainda, “não se admite qualquer tipo de rito ou bênção semelhantes aos litúrgicos,”. Mais, “quando se pede uma bênção, exprime-se um pedido de ajuda a Deus e uma súplica para poder viver melhor. Os Fariseus também questionaram Jesus acerca da mulher adúltera. E Ele não abençoou o pecado pois disse: “vai e não voltes a pecar.” Ele não abençoou o pecado, mas sim a pecadora. Ele não infringiu a Lei de Moisés. Ele abençoou a lei com a misericórdia.
  • Qqq
    18 dez, 2023 Lisboa 22:16
    Não se pode abençoar o pecado, esta é a doutrina da igreja e não muda. Nem sequer se pode abençoar o pecado desta forma supostamente mitigada. Mais uma estranhíssima atitude de um Papa que insiste em rejeitar 2000 anos de história da Igreja. Francisco Bergoglio, Fernandez, James Martin e outros querem criar uma igreja Católica o menos católica possível e ouvir todas as vozes menos as de Católicos devotos. Vergonhoso.
  • EGÍDIO MANUEL Fialho
    18 dez, 2023 Montoito 20:23
    A IGREJA CATÓLICA DEIXOU DE O SER. AS MEIAS VERDADES APROVADAS NÃO SÃO MAIS DO QUE MENTIRAS E O DIABO É O PAI DA MENTIRA, COMO DISSE JESUS. O QUE NÃO É CARNE NEM PEIXE NÃO É PRÓPRIO DO SER CRISTÃO.O CISMA COMEÇA AQUI! ALGUÉM DUVIDA?

Destaques V+