Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Organista do Papa evoca Pastorinhos em concerto em Fátima

14 fev, 2024 - 14:08 • Maria João Costa

Josep Solé Coll, organista titular da Basílica de São Pedro no Vaticano, toca dia 18 às 15h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima. O concerto evocativo dos Santos Pastorinhos Jacinta e Francisco tem entrada gratuita

A+ / A-

Tem entrada gratuita o concerto que Josep Solé Coll, o organista titular da Basílica de São Pedro no Vaticano vem dar a Fátima no próximo domingo, dia 18 às 15h30. O espetáculo que será evocativo dos Pastorinhos Jacinta e Francisco decorre no âmbito da Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos.

Em comunicado, o Santuário de Fátima indica que o concerto marcado para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, conta, além de Josep Solé Coll, com a participação do coro masculino Voces Verbi

“A Festa Litúrgica dos Santos Pastorinhos realiza-se anualmente a 20 de fevereiro e motiva a promoção de diversas iniciativas por parte do Santuário de Fátima. Entre elas, encontra-se o concerto que, este ano, é realizado em parceria com o VIII Ciclo de Órgão de Torres Vedras”, indica o Santuário.

O organista Josep Solé Coll é quem toca habitualmente nas celebrações litúrgicas do Papa Francisco, no Vaticano. Nascido em Sabadell, em Espanha, o artista reside em Roma. É mestre em órgão e improvisação de órgão no Pontifício Instituto de Música Sacra.

Já o coro Voces Verbi fundado em janeiro de 2022 é composto por 8 vozes masculinas. “Um dos objetivos da sua criação foi o de levar a música sacro-litúrgica a um ponto de excelência”, refere o comunicado.

“Interpreta obras que atravessam diversos tempos da história da música, começando no canto gregoriano até à polifonia do século XXI” explica o Santuário de Fátima que acrescenta que este coro participa em celebrações, “destacando-se a Schola Cantorum Colegiada de Cedofeita sob a direção do maestro Nuno Almeida”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+