29 mar, 2024 - 21:05 • Ricardo Vieira
O Papa Francisco cancelou presença na Via Sacra de Sexta-Feira Santa, no Coliseu de Roma, para "preservar a saúde", anunciou o Vaticano, em comunicado.
O Sumo Pontífice, de 87 anos, deveria presidir à Via Sacra, mas acabou por acompanhar a cerimónia a partir da sua residência, como aconteceu no ano passado.
"Para preservar a sua saúde em vista da vigília de amanhã [sábado] e da Santa Missa do Domingo de Páscoa, o Santo Padre Francisco seguirá esta noite a Via Sacra no Coliseu a partir da Casa Santa Marta", informa a Santa Sé.
Antes de cancelar a presença na Via Sacra, o Sumo Pontífice tinha presidido esta sexta-feira à Paixão do Senhor, na Capela Papal, na Basílica de S. Pedro.
Nas reflexões que escreveu para as 14 estações da (...)
Francisco escreveu, pela primeira vez em 11 anos de pontificado, as meditações da Via Sacra de Sexta-feira Santa.
A violência contra as mulheres e a guerra foram temas dos textos das meditações e orações, intituladas "Em oração com Jesus na Via Sacra".
“Ajudai-nos a reconhecer a grandeza das mulheres, daquelas que foram fiéis e estiveram perto de Vós na Páscoa, mas também daquelas que ainda hoje são descartadas, sofrendo ultrajes e violências”, escreveu o Papa.
No conjunto destas 14 meditações, não faltam propostas de oração: “Venho até Vós, Senhor, com a minha história, com as minhas canseiras, com as minhas limitações e fragilidades, com os meus temores…” Ou então: “ajudai-me a baixar as defesas e deixar-me amar por Vós, precisamente no ponto onde tenho mais vergonha de mim mesmo. Curai-me de toda a presunção de auto-suficiência, de pensar que consigo sem Vós e sem os outros, da mania do perfeccionismo, curai-me, Jesus! “.