Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

V Congresso Eucarístico Nacional

“Vamos ter um mar de gente” na peregrinação ao Sameiro

15 mai, 2024 - 07:39 • Isabel Pacheco

A peregrinação ao Santuário do Sameiro vai encerrar, no primeiro domingo de junho, o V Congresso Eucarístico Nacional que decorre na Arquidiocese de Braga a partir de 31 de maio.

A+ / A-

Mais de 150 mil pessoas são esperadas na peregrinação ao Santuário do Sameiro em Braga que encerra a 2 de junho o V Congresso Eucarístico Nacional.

A estimativa foi avançada, esta terça-feira, em conferência de imprensa pelo presidente da Confraria de Nossa Senhora do Sameiro, cónego José Paulo Abreu confiante “num mar de gente” no Sameiro, nesse dia.

“Na tradicional peregrinação, costumamos ter entre 50 mil e 70 mil pessoas. Tendo em conta que vem gente do país inteiro acreditamos que com muita facilidade chegaremos aos 150 mil”, apontou o responsável,

José Paulo Abreu nota que é difícil fazer previsões quando as inscrições ainda não estão fechadas, mas acredita que haverá "um mar de gente aqui no Sameiro”.

A peregrinação, que conta com a presença de todos os bispos portugueses, do Núncio Apostólico, D. Ivo Scapolo, e do cardeal Tolentino Mendonça como enviado especial do Papa Francisco, parte às 7h00 da Sé Catedral de Braga rumo ao santuário mariano onde, às 11h00, será celebrada a eucaristia.

O momento encerra o V congresso eucarístico nacional que 100 anos depois volta a realizar-se na arquidiocese de Braga de 31 de maio a 2 de junho.

A PSP e a GNR vão assegurar a segurança do evento numa operação conjunta.

Tendo em conta as fortes restrições ao trânsito nesse dia que vai impedir o acesso de veículos ligeiros ao Santuário do Sameiro, o comandante do destacamento territorial da GNR de Braga, o Capitão Mário Abreu pede que, sempre que possível, os participantes optem pelo transporte publico.

“Apela-se que as pessoas façam o planeamento da deslocação com a devida antecedência e optem sempre pelo transporte público ou, em alternativa, pelo deslocamento apeado, tendo em conta que as viaturas particulares não se podem aproximar do santuário”, alertou o comandante da GNR de Braga que aconselhou o máximo cuidado para evitar possíveis furtos durante a cerimónia.

“Já no santuário, onde está previsto um ajuntamento de pessoas muito grande é sempre habitual que existam alguns furtos”, lembrou. “pede-se às pessoas que tomem as devidas precauções, nomeadamente, que mantenham a vigilância constante dos seus bens”, referiu.

Para assegurar a mobilidade dos participantes para o recinto do Santuário do Sameiro, haverá “autocarros a cada 10 e 15 minutos”, explicou Teotónio Andrade dos Santos, responsável pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB).

“Os autocarros vão trabalhar em contínuo”, adiantou. “Queremos dar alternativas às pessoas que não vêm a pé para que possam chegar à eucaristia e que depois possam regressar comodamente no final”.

“Nesse dia funcionará também o bilhete de eventos a 1 euro ida e volta”, rematou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+