02 jun, 2024 - 17:00 • Olímpia Mairos
O V Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que se concluiu este domingo, em Braga, apontou sete linhas orientadoras para a Igreja Católica em Portugal.
Igrejas abertas, com horários mais adequados ao ritmo do mundo de hoje, novas linguagens, na liturgia, integrando os jovens nesse processo de renovação e adequando a espiritualidade cristã aos ambientes digitais e ao mundo secularizado, e reforçar a Eucaristia como escola de fraternidade e sacramento de unidade, são algumas das propostas dos congressistas.
Do encontro ficou também patente o desejo de uma periodicidade mais regular na realização dos congressos eucarísticos, esperando que “seja um contributo para a construção da paz, da esperança e um veemente apelo à promoção de uma ecologia integral”.
O documento conclusivo refere ainda que “estes foram dias festivos em que a Igreja em Portugal se reuniu para refletir e rezar a centralidade da Eucaristia na vida dos crentes e a missão confiada a cada um que comunga o Corpo de Jesus, de ser esperança no mundo e para o mundo, numa época desafiante e de vertiginosas transformações”.
Com o tema “Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. ‘Reconheceram-nO ao partir o Pão’”, o encontro reuniu cerca de 1.400 participantes, quatro cardeais e 30 bispos, estando representadas todas as dioceses portuguesas