Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bispos da Europa reforçam apelo ao voto nas europeias

04 jun, 2024 - 12:14 • Olímpia Mairos

Para o presidente da Comece, é preciso, nestas eleições para o Parlamento Europeu, “escolher candidatos e partidos que continuem a construir uma Europa melhor para todos”.

A+ / A-

O presidente da Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia (Comece) desafiou, esta terça-feira, todos os cidadãos europeus, especialmente os católicos, “a irem votar e a fazê-lo de forma responsável, escolhendo candidatos e partidos que continuem a construir uma Europa melhor para todos”.

"Como presidente da Comece, quero encorajar, uma vez, mais todos os cidadãos europeus, especialmente os católicos, a votar nas próximas eleições da UE e a fazê-lo de forma responsável”, escreveu D. Mariano Crociata.

Para o presidente da Comece, é preciso, nestas eleições para o Parlamento Europeu, “escolher candidatos e partidos que continuem a construir uma Europa melhor para todos, uma União Europeia de valores partilhados e genuínos, que promova a paz, dentro e fora do nosso continente, a justiça, os direitos humanos, a democracia, a solidariedade e o cuidado da nossa casa comum”.

Os bispos reconhecem que a UE não é perfeita, mas dizem-se empenhados em contribuir para a melhorar, em conjunto com todos, “usando as ferramentas democráticas de que dispomos, a começar pelo nosso direito de voto”.

A breve declaração de D. Crociata recorda algumas das mensagens incluídas na declaração “Por um voto responsável promovendo os valores cristãos e o projeto europeu”, emitida pela Comece, em março de 2024, e assinada por todos os bispos delegados, em que os bispos reiteram o seu apoio ao projeto europeu de “uma Europa unida na diversidade, forte, democrática, livre, pacífica, próspera e justa da qual nos sentimos proprietários”.

Além disso, tendo em conta que muitos jovens são chamados a votar nestas eleições, a Comece lançou um “Kit de ferramentas para jovens europeus”, que visa incentivar os jovens de toda a Europa a envolverem-se ativamente no processo democrático, guiados pelos princípios da doutrina social católica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+