Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Comissão Justiça e Paz: indice global de paz “afasta ideia de que Portugal é inseguro”

13 jun, 2024 - 15:15 • Henrique Cunha

De acordo com o índice global de paz de 2023, Portugal desceu um lugar na tabela, ocupando agora a sétima posição, mas a Comissão Justiça e Paz assegura que o dado não é preocupante.

A+ / A-

Na opinião de Pedro Vaz Patto, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), a descida de uma posição por parte de Portugal não é significativa. Em declaraçãoes à Renascença, o responsável entende que estes dados afastam "qualquer ideia de criar um certo medo de medo de que somos um país inseguro, e de a imigração está ligada a uma certa insegurança". “Acho que isso não tem razão de ser”, acrescenta.

O responsável considera preocupante o dado do relatório que mostra que o número de conflitos armados está a agravar-se: são 56 em todo o planeta. O responsável diz que assistimos “a uma regressão em relação às lições colhidas no contexto da segunda guerra mundial”.

Pedro Vaz Patto lembra o alerta do Papa Francisco sobre a disseminação de “uma certa ideologia segundo a qual a violência e a guerra fazem parte do funcionamento normal de uma sociedade”. O responsável garante que “não é isso que a história demonstra” e que, portanto, “não nos devemos resignar a esta regressão e a esta ideia de que vai voltar a guerra para a Europa e vamos voltar a ter de nos habituar a ter a guerra como algo de normal e de aceitável”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+