Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Papa diz que democracia é resolver questões em conjunto e não dirigismo

06 jul, 2024 - 13:34 • Lusa

Jornal italiano disponibilizou um texto inédito de Francisco por ocasião da visita a Trieste no domingo, para a conclusão da 50.ª Semana Social Católica Italiana.

A+ / A-

A democracia significa resolver as questões em conjunto e não dirigismo, afirma o Papa Francisco na introdução de uma antologia dos seus discursos intitulada "At The Heart Of Democracy", publicada no jornal Il Piccolo.

"A democracia tem inerente um grande e inquestionável valor: o de estar juntos, do facto de o exercício do governo se realizar no seio de uma comunidade que se confronta livre e secularmente na arte do bem comum, que não é senão um nome diferente para aquilo a que chamamos política", afirma o pontífice argentino, de 87 anos, na antologia.

Por ocasião da visita do papa a Trieste, no domingo, para a conclusão da 50.ª Semana Social Católica Italiana, o jornal Il Piccolo disponibilizou um texto inédito de Francisco, uma introdução a uma antologia de discursos e mensagens papais intitulada "At The Heart Of Democracy" (No coração da democracia).

No texto, o Papa sublinha que "a dificuldade das democracias em assumir a complexidade do tempo atual" parece por vezes "ceder ao fascínio do populismo".

Em vez disso, "é precisamente na palavra 'participar' que se encontra o sentido autêntico do que é a democracia", refere, sublinhando que "num regime estadista ou dirigista ninguém participa, todos assistem, passivos. A democracia, pelo contrário, exige participação".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • qqq
    07 jul, 2024 Lisboa 06:39
    No entanto, quando os proprios fiéis se sentem inspirados e protegem a missa tradicional em Latim, uma rica herança cultural da Igreja como admitiu Bento XVI, este mesmo Papa torna-se ele proprio dirigista, recusando que aqueles possam praticar a sua fé catolica livremente.

Destaques V+