Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarca de Lisboa manifesta "solidariedade e preocupação" depois de sismo de 5.3

26 ago, 2024 - 10:20 • João Malheiro

D. Rui Valério "saúda de forma muito particular as autoridades que estão no terreno". Bispos de Setúbal e Santarém também divulgaram mensagens.

A+ / A-

O Patriarca de Lisboa manifestou "a sua solidariedade e preocupação" com os efeitos do sismo de 5.3 que se sentiu em Portugal, esta segunda-feira.

Em comunicado, D. Rui Valério aponta que "a imprevisibilidade das forças da natureza, por muito evoluída que seja a tecnologia humana, é sempre ocasião de recordar a solidariedade que todos os seres humanos somos convidados a viver".

"Não estamos sozinhos e não podemos construir a sociedade de forma isolada", aponta.

O Patriarca de Lisboa "saúda de forma muito particular as autoridades que estão no terreno, pelo empenho e dedicação desde o primeiro momento".

D. Rui Valério apela, ainda, a que "esta situação seja vivida com serenidade e confiança em Deus e eleva uma oração por todos os envolvidos na prevenção e monitorização da situação".

O bispo de Setúbal também reagiu ao sismo desta manhã. Na sua conta pessoal no Instagram, o cardeal Américo Aguiar assegura não haver “registos de danos pessoais nem de bens ou estruturas” no território correspondente à diocese, e apela à serenidade. “Segundo as autoridades do Estado e, de modo especial, da Proteção Civil, podemos estar serenos e confiantes, pois não se prevê qualquer continuidade deste fenómeno sísmico. Deus a todos abençoe, Cristo Rei proteja e que Nossa Senhora da Arrábida, de Tróia, da Atalaia e do Cabo nos cuide”, escreve.

D. José Traquina, bispo de Santarém, já manifestou igualmente “solidariedade com todos os habitantes na zona de impacto" e "preocupação com o sismo que nesta madrugada se fez sentir em Portugal”. Numa curta nota, divulgada pela diocese, D. José Traquina “sugere uma atitude de confiança nas instituições e de interesse de uns pelos outros” e convida os cristãos “à oração e ao cuidado pela ajuda fraterna”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+