Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bragança-Miranda

Bispo anuncia mudança de residência, devido a "fragilidade económica" da diocese

05 set, 2024 - 01:38 • Ecclesia

D. Nuno Almeida divulgou nomeações para as estruturas pastorais e criou Comissão para a Sinodalidade.

A+ / A-

O bispo de Bragança-Miranda vai passar a residir no Seminário de São José, com “aqueles que o acompanham no dia-a-dia”, anunciou D. Nuno Almeida, no decreto de nomeações pastorais para o ano litúrgico-pastoral 2024/2025.

“Por causa da fragilidade económica da nossa Diocese de Bragança-Miranda, o bispo da diocese e aqueles que o acompanham no dia-a-dia passarão a residir no Seminário de S. José. A Cúria e os restantes serviços diocesanos mantêm-se na Casa Episcopal”, explica o responsável católico, na introdução do decreto de nomeações.

No Seminário de São de José, em Bragança, vivem os seminaristas, até ao 12.º ano de escolaridade, sacerdotes idosos e irá residir um grupo de estudantes do Instituto Politécnico, informa o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais, salientando que mantém a equipa da Reitoria, com novos lemas: ‘Seminário em família’ e ‘promotor da pastoral vocacional’.

O documento de nomeações conta com uma reflexão do bispo de Bragança-Miranda, que sublinha “a visão eclesiológica do Concílio Vaticano II: Igreja, mistério de comunhão e missão”.

“Esta visão de Igreja, hoje indiscutivelmente aceite, determina a maneira de entender as estruturas pastorais e o modo de conceber a ação pastoral: corresponsável, participada, aberta e missionária, ou seja, tornar operativa a sinodalidade missionária”, desenvolve.

D. Nuno Almeida criou a Comissão Diocesana para a Sinodalidade, que integra o vigário-geral, o pro vigário-geral e o ecónomo da diocese, com os diretores e coordenadores de comissões, secretariados, departamentos e serviços.

As pastorais diocesanas vão passar a estar integradas em três Comissões – Pastoral Profética (Palavra); Pastoral Litúrgica e Espiritualidade (Liturgia); Pastoral Social e Mobilidade Humana (Testemunho).

Na Pastoral Profética destacam-se o novo assistente da Pastoral Juvenil, o padre João Paulo Pereira, da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição; o diácono Nélson Vale é o diretor do Secretariado da Missão e Nova Evangelização e do secretário do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP).

O padre António Magalhães, delegado do clero e reitor do Seminário, é o novo diretor do Serviço da Pastoral Bíblica e dos Grupos Semeadores da Alegria, enquanto para a Pastoral da Cultura e do Turismo foi nomeado o padre Manuel Ribeiro, reitor do Santuário do Imaculado Coração de Maria (Cerejais).

Já na Comissão Diocesana da Pastoral Litúrgica e Espiritualidade foi criado o Serviço da Piedade Popular e Santuários, que conta com o padre Mauro Alves como coordenador; a professora Patrícia Líbano assume o Serviço da Música Litúrgica.

No âmbito da Pastoral Social e Mobilidade Humana, a Diocese de Bragança-Miranda tem um novo Observatório Social, coordenado por Hélder Pires, da Cáritas Diocesana; o padre Paulo Pimparel, vice-presidente da União das IPSS do Distrito de Bragança, vai coordenar o Serviço das IPSS católicas, instituições canónicas e Irmandades.

Teresa Silva assume o Serviço Diocesano das Pessoas com Deficiência, enquanto o padre Fernando Calado vai coordenar o Serviço da Escuta e Acompanhamento Pastoral; o padre Jorge Miguel é o assistente local da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE).

O Secretariado diocesano das Comunicações Sociais informa ainda que nas nomeações se registam mudanças no clero dos quatro arciprestados, em reorganização das unidades pastorais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    05 set, 2024 Porto 11:43
    Que tudo corra superando as espectativas, e de tudo o que vá contra vos dê certezas, pois o perigo vem do morno.

Destaques V+