16 set, 2024 - 19:21 • Ângela Roque
O cardeal D. Américo Aguiar foi convocado pelo Papa para a sessão conclusiva do Sínodo dos Bispos, que vai decorrer em outubro, no Vaticano. A lista de participantes foi divulgada esta segunda-feira pela Secretaria-Geral do Sínodo.
Uma nota da Diocese de Setúbal, enviada à Renascença, esclarece que D. Américo Aguiar, atual bispo sadino, vai participar “na condição de membro de nomeação pontifícia, ou seja, convocado diretamente pelo Papa Francisco”.
“Acolhi com muita alegria, como peregrino de esperança, este convite tão carinhoso e tão generoso da parte do nosso querido Papa Francisco para a minha participação”, afirma D. Américo na mensagem vídeo aos católicos da diocese.
O cardeal sublinha que esta segunda e última sessão do Sínodo é “a hora certa” para que “todas as colaborações, reflexões e partilhas” que foram feitas ao longo do processo se materializem “naquilo que serão as propostas finais a fazer ao Santo Padre”.
“Como dizia o Papa Francisco, o sínodo não é um parlamento, não é uma assembleia parlamentar em que ganha a maioria, e porventura se desrespeita a minoria. Cada um vai falar, cada um vai ouvir e o Espírito Santo vai providenciar”, afirma ainda D. Américo, que aproveita para agradecer o trabalho desenvolvido pela equipa sinodal da sua diocese.
O papel das mulheres na tomada de decisões a Igrej(...)
A segunda e conclusiva sessão da Assembleia Geral do Sínodo sobre a Sinodalidade começa a 2 de outubro, no Vaticano, e vai prolongar-se por 24 dias.
O Sínodo envolveu um processo prévio de consulta por fases, em todo o mundo, sendo que o instrumento de trabalho elaborado para este encontro já teve em conta as conclusões que saíram da primeira sessão, que decorreu em outubro do ano passado.
No caso de D. Américo Aguiar, será a primeira vez que participa num Sínodo, mas Portugal estará também representado neste encontro por D. José Ornelas, bispo de Leiria-Fátima, e por D. Virgílio do Nascimento, bispo de Coimbra, que são, respetivamente, o presidente e o vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, e já estiveram na primeira sessão.
Também presente estará o cardeal D. José Tolentino Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação.
Participam, ainda, como colaboradores na equipa de comunicação do Sínodo o padre Paulo Terroso, da arquidiocese de Braga, e a assessora de imprensa Leopoldina Reis Simões.
A 11 de outubro, dia em que abriu o Concílio Vaticano II, há 62 anos, irá decorrer uma Vigília Ecuménica, presidida pelo Papa. Está prevista a realização de quatro fóruns teológico-pastorais, dois no dia 9 de outubro, sobre o tema “O Povo de Deus, sujeito da missão” e “O papel da autoridade do bispo numa Igreja sinodal”, e outros dois no dia 16 de outubro, sobre “A mútua relação Igreja local-Igreja universal” e “O exercício do Primado e o Sínodo dos Bispos”.