Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Camtil. 40 anos a transformar vidas de crianças e jovens

25 set, 2024 - 09:29 • Olímpia Mairos

Comemoração vai reunir mais de 1.600 pessoas na Base Aérea da Ota no fim de semana de 5 e 6 de outubro.

A+ / A-

O Camtil, associação de campos de férias sediada em Coimbra com o apoio espiritual da Companhia de Jesus, vai realizar nos dias de 5 e 6 de outubro um fim de semana festivo, na Base Aérea da Ota, com a participação de 1.600 pessoas.

A iniciativa que quer celebrar os 40 anos de existência da associação será “uma oportunidade para muitos poderem revisitar a história do Camtil, mas também para o movimento reafirmar o seu compromisso em inspirar as novas gerações”.

O programa incluiu jogos, atividades em grupo, partilha de testemunhos e momentos espirituais, sublinhando o impacto do Camtil na vida de milhares de jovens.

Em comunicado, a organização assinala que ao longo destas quatro décadas, a associação de campos de férias “marcou milhares de crianças e jovens através da amizade, do serviço, do contacto com a natureza e com a espiritualidade, proporcionando-lhes uma experiência transformadora”.

“Fundado por jovens e jesuítas em 1984, o Camtil organiza anualmente 10 campos de férias, promovendo o desenvolvimento integral de jovens de diversas idades e contextos sociais. Com raízes na espiritualidade de Santo Inácio de Loyola - fundador da Companhia de Jesus - a associação destaca-se por criar campos de férias que combinam diversão, reflexão e crescimento pessoal, sempre centrados nos seus quatro pilares: Deus, Natureza, Amizade e Serviço”, lê-se na nota.

Ainda segundo o Camtil, que conta atualmente com 1.134 famílias e 5.274 sócios, os campos de férias realizados em ambientes rurais “desconectam os jovens da tecnologia, priorizando a criatividade, a interioridade e a amizade”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • maria da conceição b
    05 out, 2024 lisboa 11:48
    Devia aparecer nos Telejornais juntar 1600 camtilicos de 3 gerações é sinal que vale z pena dar a conhecer
  • Antonieta Abegoaria
    30 set, 2024 Coimbra 07:21
    Com 16 anos, fiz parte do 1 Cantil. O campo foi nas Mimosas na Serra da Estrela! Nunca esqueci e mantenho amizade com alguns que fizeram parte. Maravilhoso! Os meus três filhos também os fizeram e ficou-lhes para a vida! Bem hajam!

Destaques V+