Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Religião

Patriarcado de Lisboa apresenta programa para o jubileu

09 out, 2024 - 18:42 • Redação

D. Rui Valério afirma que“o Jubileu da Esperança quer ser a estratégia que a Igreja propõe e abraça para vir ao encontro deste mesmo mundo e desta mesma sociedade”

A+ / A-

O Patriarcado de Lisboa apresentou o programa diocesano do Jubileu 2025 que prevê jubileus setoriais dedicados a diversas áreas da sociedade, da cidade e da diocese, mas também ao clero e aos consagrados. Estão previstos momentos de oração, mas também conferências, exposições e espectáculos.

Na apresentação, D. Rui Valério, Patriarca de Lisboa, disse que “o Jubileu da Esperança quer ser a estratégia que a Igreja propõe e abraça para vir ao encontro deste mesmo mundo e desta mesma sociedade”. “Face à realidade do mundo, a esperança incute-nos o ardor e a coragem para agir, para construir”, sublinhou diante de várias dezenas de sacerdotes, diretores e colaboradores da Cúria.

Ao longo do próximo ano, haverá 15 santuários jubilares, entre os quais a Sé de Lisboa, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, e a Igreja dos Pastorinhos, em Alverca.

“Serão sítios privilegiados para a oração, para celebrar o sacramento da reconciliação, e também para desenvolver e promover a história dos espaços”, afirmou Dora Isabel Rosa, porta-voz da comissão do jubileu.

A abertura da Porta Santa está marcada para dia 24 de dezembro, na Basílica de São Pedro, em Roma. Nas dioceses, este momento está marcado para dia 29 de dezembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+