Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Enviado do Papa visita Rússia para alcançar a "tão esperada paz" na Ucrânia

15 out, 2024 - 00:11 • Ecclesia

Visita insere-se na missão de paz confiada pelo Papa Francisco ao cardeal Matteo Zuppi.

A+ / A-

O cardeal Matteo Zuppi iniciou esta segunda-feira uma visita a Moscovo, na Rússia, no âmbito da missão para a paz na Ucrânia, confirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

“O cardeal Matteo Zuppi iniciou hoje [segunda-feira] uma nova visita a Moscovo, no âmbito da missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco no ano passado, para se encontrar com as autoridades e avaliar novos esforços para favorecer o reagrupamento familiar das crianças ucranianas e a troca de prisioneiros, com vista a alcançar a tão esperada paz”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, no início desta quarta-feira, informa o portal Vatican News.

O Papa Francisco nomeou em 2023 o cardeal Matteo Zuppi, arcebispo de Bolonha e presidente da Conferência Episcopal Italiana, como enviado à Ucrânia em missão de paz, tendo realizado a primeira visita a Kiev nos dias 5 e 6 de junho do ano passado, onde se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, autoridades e vítimas da guerra.

Seguiu-se uma visita à Rússia, de 28 a 30 de junho de 2023, com o “objetivo principal e encorajar gestos de humanidade”, que pudessem “contribuir e favorecer uma solução para a trágica situação” no momento.

Nesta visita, o cardeal Matteo Zuppi reuniu-se com Yuri Ushakov, assessor do presidente russo para assuntos de política externa, e Maria Lvova-Belova, Comissária do presidente para os Direitos das Crianças.

Além disso, o enviado do Papa esteve com o patriarca Cirilo, líder da Igreja Ortodoxa da Rússia, numa viagem que contou com celebrações dedicadas à comunidade católica.

Em julho de 2023, o Papa enviou o cardeal Matteo Zuppi a Washington, nos Estados Unidos, onde esteve de 17 a 19 daquele mês e se encontrou com o presidente do país, Joe Biden, a quem entregou uma carta do Papa Francisco.

Mais tarde, em setembro do mesmo ano, o cardeal Matteo Zuppi visitou Pequim, na China, tendo reunido com o representante especial da China para os assuntos eurasiáticos, Li Hui.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+