Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Jubileu 2025. Vaticano apresenta mascote inspirada no universo anime

01 nov, 2024 - 00:44 • Ricardo Vieira

A peregrina "Luce" ("Luz"), a personagem criada pelo ilustrador Simone Legno, pretende refletir a cultura pop mais “próxima dos jovens” e traz uma mensagem de “esperança e boas-vindas”.

A+ / A-

O Vaticano apresentou esta semana a mascote oficial do Jubileu de 2025. A peregrina “Luce” e os seus amigos são inspirados no universo anime e na estética mangá.

A personagem, criada pelo ilustrador Simone Legno, pretende refletir a cultura pop mais “próxima dos jovens” e traz uma mensagem de “esperança e boas-vindas”, explica uma mensagem divulgada no site oficial do Jubileu 2025.

“Luce” (Luz) é uma jovem peregrina que aparece vestida com um anoraque amarelo para se proteger dos elementos e tem as botas sujas, símbolo do caminho já percorrido.

Os olhos grandes e luminosos, em sinal de esperança que nasce no coração dos peregrinos, refletem o desejo de espiritualidade e de ligação ao divino.

Criada para transmitir uma mensagem universal de paz e de irmandade, “Luce” traz ao pescoço uma cruz missionária e o cajado de peregrino na mão.

“A escolha de uma mascote como ‘Luce’ faz parte de um contexto mais amplo, com o objetivo de chegar a novas gerações e promover o diálogo entre gerações. A mascote representa o Jubileu, mas também é um símbolo de comunidade, de boas-vindas e de partilha”, sublinha a organização do Jubileu 2025.

“Luce” foi apresentada esta semana por D. Rino Fisichella, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização.

O Dicastério para a Evangelização vai participar na edição deste ano da feira internacional banda-desenhada e de jogos Lucca Comics & Games, com um espaço dedicado ao mascote oficial do Jubileu: Luce&Friends.

Esta é a primeira vez que um Dicastério da Santa Sé participa da feira mais importante da Europa dedicada à BD, jogos, videojogos, filmes de animação, ficção, ilustração e séries de televisão.

Para D. Rino Fisichella, esta é uma oportunidade para apresentar “a mascote oficial do Jubileu, ‘Luce’, símbolo de esperança e fraternidade, valores que estão perfeitamente alinhados com o tema do festival”.

Já o ilustrador Simone Legno considera uma honra poder participar neste projeto. “É uma imensa honra anunciar um projeto verdadeiramente histórico para o Vaticano. Com uma alegria indescritível, gostaria de vos apresentar ‘Luce’, a primeira mascote de um Jubileu, uma celebração especial que a Igreja realiza pelo menos uma vez a cada 25 anos”, escreveu nas redes sociais.

O Jubileu de 2025 convocado pelo Papa Francisco tem como lema 'Peregrinos de Esperança".

O Ano Santo vai ter início no Vaticano na Noite de Natal, quando o Papa Francisco abrir a Porta Santa, na Basílica de São Pedro.

Por indicação do Papa, no dia 29 de dezembro em todas as dioceses do mundo terá lugar uma eucaristia, presidida pelo bispo diocesano, para a abertura do Ano Jubilar.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+