Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

novo livro

Papa sobre Gaza. “É preciso apurar se está em curso um genocídio”

17 nov, 2024 - 12:34 • Aura Miguel

Excertos de novo livro do Papa Francisco foram divulgados. O pontífice reflete também sobre família, educação, crise climática, situação sociopolítica do planeta, novas tecnologias e paz.

A+ / A-

O diário italiano “La Stampa” divulgou este domingo alguns excertos do próximo livro do Papa Francisco, com o título “A Esperança nunca desilude. Peregrinos para um mundo melhor”.

Francisco reflete sobre o fenómeno migratório, que afeta milhões de pessoas e, sobretudo os povos em guerra, obrigados a deixar as próprias casas devido os conflitos.

As preocupações do Papa centram-se na Ucrânia e também na situação que se vive no Medio Oriente, “onde as portas abertas de nações como a Jordânia ou o Líbano, continuam a ser a salvação para milhões de pessoas em fuga”.

A este propósito, Francisco acrescenta: “penso, sobretudo, em quem deixa Gaza no meio da carestia que atingiu os irmãos palestinianos no meio das dificuldades em fazer chegar alimentos ao seu território”.

O Papa diz que “segundo alguns especialistas, o que está a acontecer em Gaza tem as características de um genocídio”. Por isso, “é preciso apurar com atenção para determinar se se enquadra na definição técnica formulada por juristas e organismos internacionais”, conclui.

Neste livro, além do tema das migrações, o pontífice reflete também sobre família, educação, crise climática, situação sociopolítica do planeta, novas tecnologias e paz. A obra, escrita em colaboração com o jornalista Hernán Reyes Alcaide, a pensar no Jubileu 2025, será publicada em Itália e na Espanha, já na próxima terça-feira.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+