Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Exclusivo Renascença

Patriarca vê com "naturalidade" eventual candidatura presidencial do militar Gouveia e Melo

24 nov, 2024 - 22:40 • Ana Catarina André, enviada da Renascença ao Vaticano

"A democracia portuguesa está naquela fase em que não faz distinções, nem faz discriminações", defende D. Rui Valério

A+ / A-
Patriarca vê com "naturalidade" eventual candidatura presidencial do militar Gouveia e Melo
D. Rui Valério vê com "naturalidade" eventual candidatura presidencial do militar Gouveia e Melo

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vê com naturalidade a candidatura de um militar à Presidência da República, no caso a do almirante Henrique Gouveia e Melo, atual Chefe do Estado-Maior da Armada.

A democracia portuguesa é uma democracia adulta, amadurecida, que, não obstante os 50 anos de vida, já conheceu diversos momentos. Portanto, chegámos àquele ponto, e àquele momento em que qualquer e todo o cidadão português pode candidatar-se à Presidência da República, com muita naturalidade”, disse à Renascença D. Rui Valério, no Vaticano.

A democracia portuguesa está naquela fase em que não faz distinções, nem faz discriminações de ninguém face a um serviço que é um serviço a Portugal e aos portugueses", sublinhou o patriarca de Lisboa.

D. Rui Valério falava à Renascença, na Praça de São Pedro, onde participou este domingo na missa presidida pelo Papa Francisco, que ficou marcada pela entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (a cruz e o ícone de Nossa Senhora) aos jovens da Coreia do Sul.

O almirante Henrique Gouveia e Melo terá rejeitado ser reconduzido como Chefe do Estado-Maior da Armada, avançaram no sábado o Observador e a SIC Notícias.

O militar, que ficou conhecido dos portugueses quando foi chamado a coordenar o processo de vacinação durante a pandemia de covid-19, já terá comunicado ao Governo que não tenciona continuar na chefia da Marinha.

Gouveia e Melo não comenta a notícia, mas em declarações ao Observador diz que "o assunto já foi tratado há algum tempo com o Governo".

O ainda Chefe do Estado-Maior da Armada poderá estar a preparar a apresentação, em março do próximo ano, de uma candidatura às eleições presidenciais de 2026, adianta a SIC Notícias.

Contactado pela Renascença, Gouveia e Melo não se quis pronunciar sobre as notícias de que terá rejeitado continuar como chefe da Armada e que vai avançar com uma candidatura a Belém.

A notícia é conhecida na semana em que foram reveladas imagens de um encontro entre o Chefe do Estado-Maior da Armada e o ministro da Defesa, Nuno Melo, num bar de Lisboa.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+