Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Patriarca de Lisboa participa na celebração do 25 de Novembro

25 nov, 2024 - 06:00 • Ana Catarina André

Em declarações à Renascença, D. Rui Valério considera que o 25 de Abril e o 25 de Novembro "completam-se reciprocamente".

A+ / A-

O patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, vai participar esta segunda-feira na celebração do 25 de Novembro, na Assembleia da República.

Em declarações à Renascença, este domingo, em Roma, onde esteve na entrega dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude à Coreia do Sul, o bispo diz que desde a infância foi habituado a associar o 25 de Abril e o 25 de Novembro.

“São datas interligadas uma à outra, completam-se reciprocamente”, disse D. Rui Valério, esclarecendo que estará presente porque foi convidado.

“Estive no 25 de Abril enquanto patriarca de Lisboa. Nessa mesma qualidade, fui convidado a fazer aquilo que os meus predecessores sempre fizeram: participar e partilhar aquilo que é o caminho da humanidade, o caminho da nossa sociedade e, portanto, os portugueses [nesta segunda-feira], tal como no 25 de Abril, estiveram focados na celebração da democracia, na celebração da liberdade e nesse capítulo aí estaremos sempre”, sublinha o patriarca de Lisboa.

A sessão comemorativa do 25 de Novembro realiza-se esta segunda-feira, pela primeira vez, na Assembleia da República.

O Partido Comunista não vai marcar presença, tal como a Associação 25 de Abril, e o Bloco de Esquerda estará representado apenas por um deputado.

A sessão solene, que começa pelas 11h00, vai contar com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro; e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa; e dos antigos Presidentes Cavaco Silva e Ramalho Eanes, que desempenhou um papel determinante no 25 de Novembro de 1975.

A cerimónia será transmitida no site e no YouTube da Renascença.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+