Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

FEC

"Presentes Solidários". Campanha de Natal para ajudar comunidades lusófonas

27 nov, 2024 - 08:57 • Olímpia Mairos

Segundo a FEC, a compra de um postal ilustrado para oferecer a um familiar ou amigo no Natal, “possibilita a aquisição de um bem concreto para apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade, em um dos oito países lusófonos”.

A+ / A-

“Dar a Duplicar”. É o lema da campanha de Natal “Presentes Solidários” da Fundação Fé e Cooperação (FEC), Organização não-Governamental para o Desenvolvimento da Conferência Episcopal Portuguesa,

A compra de um postal ilustrado para oferecer a um familiar ou amigo no Natal, “possibilita a aquisição de um bem concreto para apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade, em um dos oito países lusófonos”, indica a FEC, em comunicado.

Este ano há 10 postais diferentes, com valores que vão dos 6 euros aos 200 euros. Para além de Angola, Timor-Leste e Portugal, os presentes disponíveis dão também resposta a necessidades de comunidades do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

“Proporcionar consultas oftalmológicas e óculos a estudantes em Angola, cabazes alimentares para apoiar a alimentação de crianças em localidades remotas de Timor-Leste, ou alimentos proteicos para reforçar uma mercearia solidária em Portugal, são algumas das respostas que são mobilizadas pela campanha”, acrescenta a nota.

De acordo com a FEC, os bens a doar são identificados em colaboração com organizações dos países envolvidos e, sempre que possível, são adquiridos localmente, de forma a dinamizar a economia local.

Os postais, este ano, são desenhados pela ilustradora Francisca Sampayo e o foco é “na alimentação, na saúde e na educação, necessidades básicas que continuam em falta em muitas partes do globo”.

Para Filipa Galrão, locutora da Renascença, que dá voz à campanha “não precisamos de muito para fazer a diferença na vida destas pessoas. Mais do que uma responsabilidade, é também um compromisso com um mundo melhor”.

Já o coordenador da campanha, Gustavo Lopes Pereira, refere que “os Presentes Solidários são uma manifestação concreta de solidariedade global”.

“Para quem oferece, o presente é um gesto de proximidade a realidades muitas vezes distantes, para quem recebe, é uma pequena possibilidade de transformação”, assinala.

Segundo dados da fundação católica, desde a primeira edição, em 2006, já foram angariados mais de 45 mil presentes, num total de 603.961 euros.

A campanha desenvolve-se até ao dia 6 de janeiro, altura em que os valores angariados são enviados para os parceiros locais para aquisição dos bens. Os presentes podem ser adquiridos online.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+