04 dez, 2024 - 17:04 • Ângela Roque
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou esta quarta-feira "uma campanha de angariação de fundos a favor das comunidades cristãs da Terra Santa, duramente atingidas pela guerra”. A iniciativa foi aprovada durante a assembleia plenária da CEP, que decorreu em meados de novembro, em Fátima.
O peditório será organizado em cada diocese. Mas, quem quiser pode enviar diretamente o seu donativo para a CEP, através da conta bancária com o IBAN PT50 0018 0003 1381 1229 0204 9, indicando a referência CEP TERRA SANTA. O comprovativo de transferência bancária deverá ser remetido por e-mail para cep.sgeral@ecclesia.pt.
No comunicado enviado à Renascença, a CEP lembra as palavras de D. José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, na abertura da Assembleia Plenária, quando afirmou que “a situação desastrosa que se vive em Gaza merece especial atenção e solidariedade".
"Continuamos a afirmar a necessidade da libertação de todos os reféns e o respeito pelas populações que estão a ser tratadas em transgressão de todos os princípios e acordos internacionais, bem como dos valores da mais elementar humanidade, causando dezenas de milhares de mortos e um número muito maior de feridos, sendo 70% destas vítimas mulheres e crianças. Pode-se ser um ser humano e esquecer esta brutalidade?”, perguntou na ocasião o também bispo de Leiria-Fátima.
O Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, já definiu que a recolha se fará no ofertório das missas de 5 de janeiro, o Domingo da Solenidade da Epifania. "Os cristãos da Diocese de Lisboa são, assim, convidados à generosidade no compromisso com os irmãos da terra onde Jesus, nasceu, viveu, morreu e ressuscitou", sublinha o comunicado divulgado pelo Patriarcado já esta quinta-feira.
(Notícia atualizada dia 5, com a informação sobre a data do ofertório na diocese de Lisboa)