Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Bispos portugueses satisfeitos com nomeação de novo bispo auxiliar de Lisboa

10 dez, 2024 - 12:00 • Cristina Nascimento

D. Rui Gouveia deixa a Diocese de Setúbal e passa a integrar a equipa do Patriarca D. Rui Valério.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) está satisfeita com a nomeação do padre Rui Gouveia como novo bispo auxiliar de Lisboa.

Em comunicado, a CEP “manifesta o seu regozijo com esta nomeação” e deseja ao padre Rui Gouveia “um fecundo serviço pastoral no Patriarcado de Lisboa e uma presença ativa como membro da Conferência Episcopal Portuguesa”.

Os bispos portugueses fazem ainda um “vivo agradecimento” a D. Joaquim Mendes que agora deixa o cargo pelo “serviço pastoral exercido como Bispo Auxiliar de Lisboa e pelo empenho manifestado nos organismos da Conferência Episcopal Portuguesa”.

D. Rui Gouveia, até agora vigário-geral da Diocese de Setúbal, tem 49 anos, nasceu na África da Sul, mas tem raízes madeirenses.

A nomeação feita pelo Papa Francisco foi conhecida esta terça-feira.

A Ordenação Episcopal de D. Rui Gouveia vai ter lugar na tarde do próximo dia 16 de fevereiro de 2025, Domingo, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa.

[Notícia atualizada às 18h06 de 10 de dezembro de 2024 para acrescentar a data da ordenação episcopal]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+