Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Advento-Natal

Bispo do Porto apela “à generosidade” para com os que “sofrem horrivelmente” na Terra Santa

13 dez, 2024 - 08:30 • Olímpia Mairos

“Vamos colaborar. É aqui que mostramos se somos efetivamente humanos”, diz D. Manuel Linda, sublinhando que em Gaza há problemas de todo o género, tornando-se necessária a ajuda de todos.

A+ / A-

O bispo do Porto D. Manuel Linda, apela à participação generosa de todos na campanha de angariação de fundos para a Terra Santa.

“Irmãs e irmãos na fé, e todas as senhoras e senhores que não participam da fé católica, entretanto vivem laços de humanidade. É muito preocupante a situação em Gaza. Há poucos dias um alto dirigente internacional definia-a como o inferno na terra”, diz D. Manuel Linda.

Na mensagem em vídeo, o prelado indica que “há problemas de todo o género, porque falta tudo”.

“Os medicamentos mais básicos, que nós nem sequer consideramos quase como medicamentos, e o pão, e tudo”, diz, sublinhando, no entanto, que “no meio daquela noite escura, há uma pequena luz” que é “a paróquia de Gaza, mantida sempre ativa e sempre no serviço dos seus irmãos, coordenada pelo Patriarcado Latino de Jerusalém”.

O bispo do Porto recorda que os bispos de Portugal decidiram na sua Assembleia Plenária de novembro realizar “um peditório extraordinário” para “ajudar os nossos irmãos que sofrem horrivelmente, sejam os católicos cristãos, sejam inclusive os muçulmanos”. Uma campanha a realizar em tempo de Advento e Natal.


D. Manuel Linda convida, por isso, “todos à generosidade”, esclarecendo que todas as paróquias devem fazer este “ofertório especial” que deverá ser entregue à diocese, até ao dia 31 de dezembro.

“Os pobres não podem esperar. Conto com a generosidade de todos. Vamos colaborar. É aqui que mostramos se somos efetivamente humanos”, conclui.

A Conferência Episcopal Portuguesa informa que podem também ser entregues donativos para o seguinte IBAN: PT50 0018 0003 1381 1229 0204 9

Deve ser indicada a referência CEP TERRA SANTA e o comprovativo do donativo deve ser enviado para cep.sgeral@ecclesia.pt

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+