Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Bispo do Porto pede alegria a todos porque “Cristo está na terra"

25 dez, 2024 - 12:39 • Hugo Monteiro , Raul Santos

“Deixemos de lado angústias e lágrimas”, apelou D. Manuel Linda, durante a homilia da missa de Natal a que presidiu, na Sé do Porto.

A+ / A-

O bispo do Porto, D. Manuel Linda, pede que neste Dia de Natal “deixemos de lado angústias e lágrimas”, lembrando o nascimento de Jesus como um momento de esperança e de regeneração do mundo.

“Hoje, ao menos hoje, entoemos cânticos de júbilo, saltemos de alegria e deixemos de lado angústias e lágrimas”, proclamou durante a homilia da missa de Natal a que presidiu, na Sé do Porto.

D. Manuel Linda lembrou que “a Igreja valoriza a história, mas não é nostálgica do passado” e, por isso, destacou “a intervenção salvadora de Deus na história da humanidade”

“Para esta Igreja, comprometida na atuação do Reino de Deus e sua ação transformante, o essencial é corresponder ao projeto divino e colocar-se como anunciadora do futuro da salvação. Por isso, nesta Missa do Dia, toda a atenção vai para o Verbo, Aquele por quem o Pai se dá a conhecer e revela o seu desígnio: fazer da humanidade uma só família sob a comum paternidade de Deus.”

Ancorando-se no trecho do Evangelho de São João escutado na celebração, o bispo do Porto fez notar que ele “não se detém nem nas curiosidades dos pormenores nem nas negatividades sociais”, optando antes por “apresentar a força mobilizadora da beleza e da salvação presente n’Aquele que é o garante do tempo novo, do homem novo e da nova humanidade”.

“Celebremos esta criança frágil e carente de quase tudo. Celebremo-l’O em todas as fragilidades sociais e mundiais que nos rodeiam. Mas celebremo-l’O com alegria, como certamente fizeram os Pastores de Belém, a primeira imagem da Igreja servidora e pobre que tem no seu centro o Jesus frágil e pobre e Maria e José, igualmente frágeis e pobres, e a quem as portas das hospedarias de Belém não se abriram. “

“Cristo está na terra: homens, levantai-vos! Toda a terra cante ao Senhor!”, proclamou D. Manuel Linda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+