14 mai, 2018 - 12:45
Fernando Mendes acredita que Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e os jogadores vão ter que assumir as culpas de uma temporada frustrante.
O antigo lateral-esquerdo considera que a época dos leões tem sido frustrante e não há desculpas, ninguém deve declinar responsabilidades, já que os principais objetivos não foram atingidos. Falhou-se mais uma vez o titulo e o leão ainda deixou fugir a presença na pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Chegou o momento de assumir responsabilidades.
"A melhor forma de lidar com essa situação é assumir. É assumir os erros, não adianta estar a empurrar de um lado para o outro, todos são culpados. Desde o presidente, ao treinador, aos jogadores, todos são culpados desta frustração coletiva que se abateu sob o Sporting, todos são eles os responsáveis máximos por isto. Quando se passa isto, é assumir. Acho que têm de assumir os erros para que no futuro as coisas não acontecerem da mesma maneira que aconteceram certas e determinadas situações nesta temporada e que, claramente, prejudicou a equipa e o clube em si", afirma Fernando Mendes, a Bola Branca.
Mendes pede que se assumam responsabilidades, mas também pede calma e ponderação: é preciso evitar que se repita a contestação aos jogadores, como aconteceu na última noite, na Madeira e em Alvalade.
"Ter calma, acima de tudo, ter calma, ponderar, ver o que é melhor para o clube e acalmar os ânimos que acho que é importante numa altura destas. Tentar que não volte a acontecer o que se passou esta época e, no jogo de ontem, é compreensível a reação dos adeptos, mas não é a forma adequada para lidar com esta situação, que girou à volta do jogo de ontem", considera o antigo jogador.
Patrício teve erro que não merecia
Fernando Mendes iliba Rui Patrício. O guarda-redes teve um erro tremendo no lance que deu o 2-1 ao Marítimo, mas o antigo jogador do Sporting sublinha que, se há jogador que esteve muito bem ao longo da temporada, foi precisamente o internacional português.
"O Rui Patrício é um símbolo do clube. Não merecia o que aconteceu. Um guarda-redes fantástico, se calhar está entre os cinco melhores guarda-redes do mundo, fez uma época fantástica. Acho que a equipa tem de lhe agradecer por estar até à última jornada a lutar pela pré-eliminatória, o acesso à pré-eliminatória à Liga dos Campeões", defende.
Quanto à final da Taça de Portugal, Fernando Mendes reconhece que "o Sporting é favorito", mas tem de ter cuidado, até por exemplos recentes.
Quanto ao trabalho de Jorge Jesus, Fernando Mendes lembra que os treinadores vivem de resultados, porém, no seu entender, o técnico leonino continua a ter condições para se manter no cargo.
"Os treinadores vivem de resultados, eles são os próprios a dizer isso, estão sempre com uma mala pronta. Agora, é um treinador que tem todas as condições para fazer um trabalho positivo no Sporting. Há que ter calma, há que ponderar, não dar passos precipitados que, muitas das vezes, o Sporting faz isso", conclui.