05 nov, 2015 - 17:52
A campanha de angariação de fundos para comprar a tela "A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), recolheu mais de 43 mil euros na primeira semana de lançamento.
De acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, entidade que lançou a campanha "Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo", o valor total reunido, desde 27 de Outubro, foi de 43.117,86 euros.
A campanha visa ajudar o MNAA a adquirir, com 600 mil euros, a obra de Domingos Sequeira pintada em 1828, da qual o museu possui o desenho final e vários preparatórios.
A tela de grandes dimensões integra a série "Palmela" - com quatro pinturas religiosas - e o museu possui, na sua colecção, os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, mas não os respectivos óleos.
Em Portugal, a iniciativa é inédita, mas habitual em países como os Estados Unidos, França ou Reino Unido, onde a primeira campanha no género foi feita em 1906.
Há dois anos, o Louvre, em Paris, um dos museus mais visitados do mundo, recorreu a uma campanha pública de angariação para financiar a restauração de uma das suas obras mais importantes, a escultura Vitória de Samotrácia, datada de 190 antes de Cristo.
O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.
Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu protecção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.
Para divulgar a campanha, o museu reuniu informação em sequeira.publico.pt. Esta acção deverá durar seis meses.