03 dez, 2015 - 14:15
A pintora Paula Rego doou uma gravura para fazer um leilão de apoio aos 33 estudantes sírios que vieram para Portugal, revelou Jorge Sampaio.
O ex-Presidente da República falava na abertura da conferência internacional dedicada ao estudo do imaginário da pintora que começou a decorrer na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, e termina na sexta-feira.
"Paula Rego é uma artista de incrível generosidade e talento, e mais uma prova disso é ter enviado uma gravura", cuja venda reverterá a favor dos estudantes que chegaram a Portugal em Setembro, ao abrigo da Plataforma Global de Assistência a Estudantes Sírios, promovida pelo ex-Presidente.
O antigo governante foi convidado a estar presente na conferência para falar sobre Paula Rego, uma artista por quem nutre uma amizade "há mais de 50 anos", e que lhe pintou, em 2006, o retrato oficial para colocar na galeria dos retratos dos presidentes no Palácio de Belém.
Na intervenção, Jorge Sampaio relatou esse período em que serviu de modelo para a pintura do retrato oficial, e descreveu Paula Rego como "uma criadora inesgotável, transbordante, e sempre disposta a partilhar ideias e apoiar causas sociais".
"É uma artista com um humor magnífico, de gargalhadas súbitas, grande inteligência e enorme candura. O seu olhar vê para além das aparências", declarou.
Também presente na sessão de abertura esteve a galerista que representa a pintora em Portugal, e amiga de longa data, Arlete Alves da Silva, da Galeria 111. Paula Rego sempre foi uma artista de causas. Aborda muitas vezes de forma chocante temas fracturantes como a prostituição, o incesto, a violência doméstica. É uma pessoa de grande compaixão e coragem", salientou.