Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Só faltam 100 mil euros para museu conseguir comprar quadro "Adoração dos Magos"

11 abr, 2016 - 13:04

Campanha "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo" decorre até ao fim de Abril. Já recebeu milhares de contributos de cidadãos, de associações, fundações, juntas de freguesia, autarquias e empresas.

A+ / A-

A campanha de aquisição do quadro de Domingos Sequeira "Adoração dos Magos", lançada pelo Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, atingiu cerca de 515 mil euros.

A campanha para angariação de 600 mil euros para a compra do quadro entra agora na recta final da iniciativa, lançada em Outubro do ano passado, e que decorre até ao final de Abril.

Esta acção inédita no país tem como objectivo comprar a tela "A Adoração dos Magos" (1828) pertencente a privados, para colocá-la no MNAA, que detém no seu acervo o desenho final e vários preparatórios.

Intitulada "Vamos pôr o Sequeira no lugar certo", a campanha recebeu milhares de contributos de cidadãos anónimos, de associações, fundações, autarquias de todo o país, empresas e instituições.

De acordo com o sítio da campanha, patrocinar.publico.pt. , contribuíram até agora, entre outros, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Fundação Carmona e Costa e a Fundação Luso-Americana, o Automóvel Clube de Portugal, a associação AGIC de guias e intérpretes, os arquitectos Aires Mateus e a galeria Jorge Welsh.

Os 200 mil euros doados pela Fundação Aga Khan foram a maior doação até agora para a campanha, e, segundo o museu, aquela que deu "o maior impulso" para entrar na recta final da aquisição.

A tela de Domingos Sequeira - considerada "insubstituível" pelo museu - faz parte da série "Palmela", com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira (1768-1837), cujo trabalho realizado, nas primeiras décadas do século XIX, se situa entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola, segundo o museu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alice Tomé
    12 abr, 2016 Loulé 10:57
    O quadro é lindo!Envia uma luz magnifica! Só ajuda quem quer! Grão a grão ....menos um café!menos uma cerveja! Não se pode agradar a todos! A nossa Fé tambem agradece! Paguem lá o quadro,e que seja colocado ao alcance de quem o desejar admirar!
  • Carlos
    12 abr, 2016 Ponte de Sor 10:55
    Se querem o quadro no MNAA qual a razão que andam a pedir para comprar o quadro a fundação ou o que seja isso da MNAA que compre eu tambem tenho quadros em casa e ninguem se ofereceu para os comprar deve ser mais uma das tais que deve trazer água no bico
  • Frankie
    11 abr, 2016 Viseu 17:12
    600.000 euros por um quadro? Com tanta pobreza neste pais! Tanta Gente a passar fome! E o pior é que há gente que mais facilmente paga para isto que para a Caritas ou para o banco alimentar. Enfim, prioridades. E já agora quem vai ser o "mecenas" que vai vender o quadro? Amigo de quem?
  • Carlos Manuel
    11 abr, 2016 Laranjeiro 15:07
    Fundações em Lisboa e Porto, é o que não falta. Bancos, Empresas e Seguradoras idem. Ninguém se mexe. É sempre o Povo a mexer-se . Porque será ?
  • 11 abr, 2016 14:49
    Se venderem as " bostas " do Miró, arranjam o dinheiro rapidamente...
  • Zé Ninguem
    11 abr, 2016 Lisboa 14:39
    E a mim faltam 100 mil para pagar a casa não se esqueçam. boa tarde
  • Vitor
    11 abr, 2016 Porto 14:25
    Mas vão comprar a quem??
  • O CAMINHO
    11 abr, 2016 Porto 14:14
    Ficamos estupefactos... Este mundo humano está sem jeito. Guerras estúpidas, Omissões gravosas, falta de Amor ao verdadeiro CRISTO, que, devido à ilusão, não consegue mais UNIR o homem, e por causa de um quadro, de uma tela, independentemente de quem a pintou e do que ela trate, todos se Unem, e os milhares aparecem... De facto, Ele tem razão no que nos vai dizendo. - "É muito grande a dor do PAI ao ver o destino de 3/4 da Humanidade." – Jesus, o Cristo O 'parto' , como Ele mesmo fala, vai ser mesmo mais que difícil... Como temos dito... Quando tocar a capotes... Queremos ver quem é que tem capote. Redige esta resposta o reconstrutor d'Aquilo que o CRISTO JESUS fundou e entregou a Pedro para que o continuasse, mas quem assina é isso que está a ser reconstruído em Portugal por vontade do PAI. Sim, Portugal foi de novo escolhido. Desta vez para dar LUZ ao Mundo… descoberto há 500 anos. Sim, estamos a reconstruir o Seu Templo, e desde 04 de Agosto de 2007, estando num primeiro andar traseiro onde ninguém nos quer ver. Ele, o verdadeiro CRISTO, vale pouco, apesar de ser o Verdadeiro. Ele chora muitas vezes. Nada mais tenho a dizer
  • clarificador virtual
    11 abr, 2016 Mundo Virtual da Discriminação Inteligente , Razoável e Equilibrada[MVDIRE] 14:07
    + Nada mais além d `||Ele|| , deve ter a adoração tua.. ______ Clarificação HÁ muito , concluída.
  • Jorge
    11 abr, 2016 Conchinchina 13:50
    A fundação de Mário Soares não deu nada ? É , para variar é o normal deles. Para querer o que é dos outros são uns ases, mas para dar alguma coisa do que seja deles, não reza no catecismo deles.

Destaques V+