Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Restaurado, o quadro de Domingos Sequeira chega ao "lugar certo"

12 jul, 2016 - 07:28

Campanha de angariação de fundos para comprar a pintura atingiu os 745.623,40 euros, ultrapassando os 600 mil euros necessários para a aquisição, tendo o museu já anunciado que o excedente será utilizado na compra de outra obra.

A+ / A-

O quadro "A Adoração dos Magos", do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), comprado com fundos angariados numa campanha pública, vai ser colocado esta terça-feira "no lugar certo", do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.

De acordo com o museu, a tela - cuja campanha pública tinha como título "Vamos colocar o Sequeira no lugar certo" – será colocada às 12h00, na nova exposição permanente de pintura e escultura portuguesa, que é inaugurada na quinta-feira.

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) indica, num comunicado, que o restauro da obra "acaba de ser finalizado" pelo Departamento de Conservação e Restauro daquela instituição, onde o quadro se encontrava na sequência da aquisição da peça, em Abril.

A campanha pública de angariação de fundos para comprar "A Adoração dos Magos" atingiu os 745.623,40 euros, ultrapassando os 600 mil euros necessários para a aquisição, tendo o museu já anunciado que o excedente será utilizado na compra de outra obra de arte, de valor cultural correspondente.

Esta foi a primeira campanha em Portugal de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público, e contou com a contribuição de milhares de cidadãos, a título individual, instituições, empresas, fundações, escolas, juntas de freguesia e câmaras municipais.

Lançada em Outubro do ano passado, a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo” tinha como objectivo ajudar o museu a adquirir a obra de Domingos Sequeira, pintada em 1828, da qual o MNAA possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela faz parte da série “Palmela”, com quatro pinturas religiosas, e o MNAA possui, na sua colecção, os desenhos preparatórios de estudo de todas elas, mas não os respectivos óleos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+