02 set, 2016 - 18:34 • Maria João Costa
Veja também:
O Japão é o cenário do novo livro de Valter Hugo Mãe. O autor, que está a comemorar 20 anos de vida literária, vai lançar em Outubro “Homens Imprudentemente Poéticos”, um dos destaques da “rentrée” do Grupo Porto Editora.
A saída do novo romance de Valter Hugo Mãe coincidirá com dois eventos (no Teatro São Luiz, em Lisboa, e na Casa da Música, no Porto) que assinalarão as duas décadas de escrita. Em Setembro, chegará às livrarias a 19.ª edição da “A Máquina de Fazer Espanhóis”, que contará com um prefácio do cantor brasileiro Caetano Veloso.
Às livrarias chegará também em Outubro um novo livro de poemas de Adília Lopes, “Bandolim”. Com a chancela da Assírio & Alvim, em Novembro, sairá ainda um livro da autoria do cardeal patriarca de Lisboa. “Joga-se Aqui o Essencial – Um Olhar Sobre o que Somos” é um livro em que D. Manuel Clemente reflecte sobre a sua visão do presente português e europeu. Nas palavras de Vasco David, editor da Assírio & Alvim, trata-se de uma “visão lúcida e sucinta sobre os problemas actuais”.
A mesma chancela irá ainda publicar nos próximos meses a tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen de “Muito Barulho por Nada”, de William Shakespeare, com prefácio do actor Luis Miguel Cintra; uma antologia da poeta brasileira Adélia Prado; e a colectânea de poemas “Passagens”.
Mário de Carvalho erótico
A Sextante vai publicar este mês “As fabulosas Histórias da Tapada de Mafra”. A obra da escritora Cristina Carvalho é, segundo o editor João Rodrigues, “de tonalidade educativa” e “um belo instrumento para levar filhos e netos à Tapada de Mafra”. Também na Sextante sairá em Outubro “Zero K”, o novo livro de Don DeLillo, e “Sete Anos Bons”, do escritor israelita Etgar Keret.
Entre as novidades do Grupo Porto Editora estão também o novo livro de Mário de Carvalho. “Ronda das Mil Belas em Frol” (9 de Setembro) “surpreende”, garante o editor Manuel Alberto Valente, porque explora o registo erótico, nunca antes usado pelo autor.
Ainda este mês será lançada uma biografia dos GNR. O livro, do jornalista do “Público” Hugo Torres, com entrevistas aos três elementos da banda, é lançado a 20 de Setembro na Casa da Música e inclui um CD single inédito.
Em Outubro sairá o último livro de contos de Teolinda Gersão, “Prantos, Amores e Outros Desvarios”, e “O Evangelho segundo Lázaro”, uma visão judaica de Richard Zimler que promete polémica, diz Manuel Alberto Valente.
Antes, chega às livrarias “Livro dos Segredos”, uma obra do ilusionista Luís de Matos que tem a “particularidade de ter páginas seladas onde estão os segredos das ilusões”. O livro é complementado por um DVD, que ajuda a perceber alguns dos truques.