16 nov, 2016 - 16:18
O cantautor norte-americano Bob Dylan não vai a Estocolmo para receber o Prémio Nobel da Literatura, anunciou esta quarta-feira a Academia Sueca.
De acordo com um comunicado avançado pela agência
Associated Press, o músico disse que "gostaria de receber o prémio
pessoalmente, mas outros compromissos tornam isso impossível,
infelizmente".
A cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Literatura está
marcada para 10 de Dezembro, em Estocolmo.
De acordo com a tradição, o laureado recebe a medalha que assinala a distinção e profere um discurso, o que não vai acontecer este ano com Bob Dylan.
O anúncio da atribuição do Nobel da Literatura ao autor de temas como "Like a Rolling Stone" ou Blowin' in the Wind" tinha sido anunciada a 13 de Outubro.
O júri argumentou na altura que Dylan é responsável por "criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana", mas a decisão criou polémica no mundo da cultura.
A Academia Sueca tentou contactar Bob Dylan por várias vezes, mas sempre sem sucesso. O artista aceitou o prémio duas semanas depois, numa entrevista ao jornal "The Telegraph".
O músico norte-americano disse ao jornalista que aceita o Prémio Nobel da Literatura e que ficou "sem palavras" ao saber da notícia. Disse ainda que, se fosse possível, iria à cerimónia de 13 de Dezembro, em Estocolmo, o que não vai acontecer.