15 nov, 2016 - 07:30
A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) apresenta em Mértola, no Baixo Alentejo, uma moeda dedicada ao lince ibérico, que inaugura a série de moedas de colecção “Espécies Ameaçadas”.
A moeda, da autoria do escultor Luís Valadares, é apresentada no Cineteatro Marques Duque, juntamente com o livro infanto-juvenil “Sou o Lince Ibérico”, de Maria João Freitas, texto, e ilustrações de Tiago e Nadia Albuquerque, uma edição INCM que faz parte do programa educacional do Museu Casa da Moeda.
Tanto a moeda como o livro possuem uma vertente solidária, contribuindo com parte da receita para o Fundo Ambiental do Fundo para a Conservação da Natureza e da Biodiversidade, gerido actualmente pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), segundo a mesma fonte.
A nova série de moedas de colecção intitula-se “Espécies Ameaçadas”, com o intuito de promover o conhecimento e a conservação das espécies em perigo da fauna e flora nacionais, segundo a mesma fonte.
A moeda do Lince Ibérico tem o valor facial de cinco euros e conta com uma emissão limitada a 2.500 exemplares em prata, com acabamento 'proof', correspondente a moedas que apresentam o campo espelhado e os relevos matizados, e são cunhadas sobre discos metálicos especialmente preparados e com cunhos foscados e polidos.
A INCM emite também uma série de moedas limitada a 75.000 exemplares, em cuproníquel com acabamento normal.
O livro “Sou o Lince Ibérico” é uma edição INCM/Museu Casa da Moeda, em colaboração com a editora Pato Lógico, A obra tem a supervisão da bióloga Luísa Ferreira Nunes, “e procura sensibilizar a sociedade, em especial o público mais jovem, para as causas ecológicas, da biodiversidade e da protecção do ambiente”