09 jun, 2017 - 14:23 • Fonte: Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
As alergias tendem a passar de pais para filhos e o número de casos tem vindo a aumentar entre as crianças, mas há medidas que pode adoptar desde cedo para reduzir esta incidência.
ALERGIA ALIMENTAR
Há alimentos que podem causar reacções alérgicas graves, com risco de vida para a criança. A prevenção é evitar o contacto precoce com os alimentos.
Medidas aconselhadas:
Estas medidas permitem reduzir o aparecimento de alergia alimentar e de eczemas nas crianças nascidas de pais com alergias.
ÁCAROS E PÓ
Os recém-nascidos e as crianças pequenas passam grande parte do dia a dormir, pelo que deve ser dada especial atenção ao ambiente que os rodeia, sobretudo, a cama e o quarto.
Medidas aconselhadas:
CÃES E GATOS
É desaconselhável a presença de cães e/ou gatos em casa nos primeiros anos de vida. Contudo, nos casos em que haja cães e/ou gatos em casa, não é defensável a sua remoção, mas devem manter-se afastados do quarto de dormir da criança.
ASMA
A asma tem sido associada à alergia, à exposição ao fumo do tabaco e às infecções respiratórias. O tabagismo passivo é também uma causa reconhecida de doença respiratória crónica e de infecções respiratórias na criança.
Medidas aconselhadas: