Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Digressão leva bailado "A perna esquerda de Tchaikovsky" aos Açores

12 jun, 2018 - 08:40

Memória do corpo de uma bailarina vai ser apresentada pela Companhia Nacional de Bailado (CNB).

A+ / A-

O espetáculo "A perna esquerda de Tchaikovsky", escrita e dirigida por Tiago Rodrigues, sobre a memória do corpo de uma bailarina, vai ser apresentada pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no sábado, no Teatro Micaelense, nos Açores.

A peça, que é apresentada às 21h30 no âmbito da digressão nacional da CNB, foi criada a convite da CNB por Tiago Rodrigues, em torno da memória do corpo da antiga primeira bailarina Barbora Hruskova.

Ao som da música original composta por Mário Laginha, a bailarina revisita a sua carreira e as marcas que essa vida na dança traçaram no seu corpo.

"Cada dor no meu corpo corresponde a um espetáculo de dança. Já danço há mais de 30 anos. Tenho uma coleção de dores. Quando ouço Prokofiev, dói-me o joelho. Quando ouço Sibelius, doem-me as costas. Mas nem tudo é dor. Gosto de ir cedo para o palco, quando ainda só lá está o afinador de pianos", segundo um excerto do texto do espetáculo, ditado pela voz de Barbora Hruskova.

A bailarina vai desfiando memórias de espetáculos e de dores, desmistificando a ideia romântica da facilidade e leveza das interpretações das bailarinas em palco, e apresentando a outra face de um trabalho árduo e desgastante para o corpo.

"Já fiz as contas e tenho a certeza de que já passei mais horas da minha vida a dançar do que a dormir. Sonho mais quando danço do que quando durmo. Quando danço, tudo parece um sonho mas, como tenho dores, sei que é real. Dançar dói, mas dói mais quando estou parada", diz ainda a bailarina em palco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+