Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Descoberta nova espécie de dinossauro com "espinhos ósseos"

05 fev, 2019 - 00:03 • Lusa

O "Bajadasaurus pronuspinax" tinha grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço.

A+ / A-

Paleontólogos descobriram na Patagónia argentina fósseis de uma espécie desconhecida de dinossauro pertencente ao grupo dos saurópodes que se caracteriza por grandes ossos em forma de espinhos a cobrirem o dorso e o pescoço.

A nova espécie de dinossauro, apresentada esta segunda-feira na capital argentina e descrita num artigo divulgado na publicação científica Scientific Reports, tem o nome de "Bajadasaurus pronuspinax", numa referência à formação geológica de Bajada Colorada, na província de Neuqué, onde foram encontrados os fósseis, os primeiros em finais de 2013.

Segundo os peritos, este dinossauro terá vivido na Terra há 140 milhões de anos e pertencido ao género dos dicraeossauros, que fazem parte do grupo dos grandes dinossauros, os saurópodes, animais herbívoros que tinham cauda e pescoço muito compridos.

Ao contrário da generalidade dos saurópodes, que chegavam a ter 40 metros de comprimento, dinossauros como a nova espécie, cuja descoberta é agora reclamada, teriam aproximadamente nove ou dez metros.

Os 'espinhos ósseos' que a caracterizam, e estavam unidos à coluna vertebral, seriam usados para se proteger de potenciais ataques de outros animais, teorizam os paleontólogos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+