19 mar, 2019 - 09:30 • Redação
Veja também:
A Google passou a pente fino as notícias falsas e Portugal não escapou: está no top 10 dos países da União Europeia com mais contas bloqueadas.
Só em janeiro, a Google bloqueou 244 contas de utilizadores portugueses, mas é o Reino Unido o país mais prejudicado por este tipo de notícias, com 16 mil contas bloqueadas.
Os dados foram revelados no primeiro relatório sobre “fake news” que a Google entregou, em fevereiro, à Comissão Europeia.
Na União Europeia, em janeiro, foram suspensas mais de 48 mil contas na plataforma Google Ads, avança o “Diário de Notícias” nesta terça-feira. Reino Unido, Estónia e Roménia compõem o pódio dos bloqueios.
Mas nem todos os bloqueios dizem respeito ao combate das “fake news”. Ainda assim, refere o gigante tecnológico, os números dão uma noção da dimensão que o fenómeno pode já ter.
O combate às notícias falsas decorre há alguns anos e a Comissão Europeia tem insistido com as principais plataformas digitais para serem mais duras nessa luta.
Em Portugal, a agência Lusa está desenvolver, em parceria com outras entidades, um sistema de verificação de factos, foi anunciado em fevereiro.