Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cultura

Museus nacionais de Arte Antiga e Soares dos Reis vão receber novos quadros do século XVII

27 mar, 2019 - 14:44 • Maria João Costa Redação

Duas das obras doadas pelo Imamat Ismaili, da autoria do pintor régio Bento Coelho da Silveira, destinam-se ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, e a outra ao Museu Soares dos Reis, no Porto.

A+ / A-

No âmbito de um acordo entre a Rede Aga Khan para o desenvolvimento e o Estado Português, vão ser doadas esta sexta-feira três pinturas portuguesas do século XVII aos museus nacionais de Arte Antiga, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto.

Duas das obras doadas, da autoria do pintor Bento Coelho da Silveira (1617-1708), pintor régio de D.Pedro II, destinam-se ao Museu Nacional de Arte Antiga, e a outra ao Museu Nacional Soares dos Reis.

Ao Museu Nacional de Arte Antiga serão agora entregues “Repouso no regresso do Egipto” e “Virgem com o menino e a visão da Cruz”, enquanto no Museu Nacional Soares dos Reis ficará, posteriormente, a “Apresentação da Virgem no Templo”.

O Ministério da Cultura sublinha que estas doações “contribuem para o enriquecimento das coleções expostas nos museus nacionais e reforçam uma política nacional que se afirma diversa para as coleções artísticas e patrimoniais, públicas ou privadas”.

O Imamat Ismaili e a Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, em virtude do acordo estabelecido com o Estado Português para instalação da sua sede mundial em Lisboa, estão comprometidos com uma colaboração contínua com as instituições culturais do país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+