20 nov, 2019 - 14:30 • Redação
A lista dos nomeados para os Grammys 2020, o maior prémio da indústria musical norte-americana, foi conhecida esta quarta-feira. Entre as 84 categorias, destaca-se Lizzo, nome artístico de Melissa Vivianne Jefferson, uma cantora, compositora e rapper norte-americana.
Lizzo arrecadou oito nomeações, sendo uma delas a mais prestigiada, a de álbum do ano. Mas levar o importante troféu para casa pode não ser tarefa fácil para a artista de Detroit, pois estão também nomeados Ariana Grande, Billie Eilish, Bon Iver, H.E.R, Lana Del Rey, Lil Nas X e Vampire Weekend.
Além de álbum do ano, Lizzo está nomeada para "Gravação do Ano", "Música do Ano", "Melhor Novo Artista", "Melhor Performance Individual Pop", "Melhor Performance R&B", "Melhor Performance R&B Tradicional" e "Melhor Álbum Urbano Contemporâneo".
Já Billie Eilish, que regressa a Portugal em 2020 para o NOS Alive, é, a par do rapper Lil Nas X, a segunda maior nomeada, conseguindo 6 nomeações.
Ariana Grande aparece logo a seguir com cinco indicações, devido ao seu álbum "Thank U, Next", lançado em fevereiro e a uma colaboração com o duo Social House.
O documentário "Homecoming" e a música "Spirit" do filme "Rei Leão", lançado este ano, trazem Beyoncé de volta aos nomeados, com quatro indicações.
Taylor Swift, uma das caras mais conhecidas da premiação e que se estreia para o ano em Portugal, conseguiu três indicações, todas graças ao seu último álbum "Lover", lançado no verão.
Lady Gaga também não foi esquecida e conseguiu, tal como Taylor Swift, três nomeações, graças ao filme "Assim Nasce Uma Estrela", em que é protagonista.
A ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, é a surpresa entre os nomeados, graças ao seu álbum falado "Becoming".
A lista dos nomeados:
Gravação do ano
Canção do ano
Álbum do ano
Melhor artista revelação
Veja aqui a lista de todas as nomeações