Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Filme português "Vitalina Varela" vence Prémio Principado de Astúrias

23 nov, 2019 - 13:23 • Lusa

O filme realizado por Pedro Costa venceu nas categorias Melhor Filme e Melhor Fotografia no Festival Internacional de Cinema de Gijón, em Espanha.

A+ / A-

O júri do festival considerou o filme "Vitalina Varela", de Pedro Costa, "uma das experiências cinematográficas mais reveladoras". O filme venceu ainda o prémio de Melhor Fotografia para Leonardo Simões.

"A sua absoluta protagonista surgiu das sombras como uma figura mítica e eterna. Os seus olhos são como pilares enérgicos de um mundo que pede transformação e uma nova ordem. A história do cinema já conta com um novo rosto", destacou o júri citado numa nota da distribuidora Midas Filmes.

"Vitalina Varela", que chegou a 31 de outubro aos cinemas portugueses, no circuito comercial, cineclubes e auditórios municipais, parte da história de uma mulher cabo-verdiana que viveu grande parte da vida à espera de ir ter com o marido, Joaquim, emigrado em Portugal.

Pedro Costa conheceu Vitalina Varela quando rodava o filme anterior, "Cavalo Dinheiro", acabando por incluir parte da história dela na narrativa e dando-lhe agora protagonismo na nova obra cinematográfica.

O filme de Pedro Costa teve estreia mundial em agosto passado, no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios do certame, os prémios Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina para a protagonista, que dá nome ao filme.

Em outubro, o filme conquistou também o Silver Hugo, prémio do júri do Festival de Cinema de Chicago, nos Estados Unidos, e o grande prémio do Festival de Cinema de La Roche-su-Yon, em França.

A 17 de novembro, o "Vitalina Varela" venceu os prémios de Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Direção de Fotografia, da Competição Internacional, do Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, na Argentina.

O prémio de Melhor Realizador foi atribuído a Pedro Costa, ex-aequo com realizadora alemã Angela Schanelec (por "I was at home but"), o de Melhor Ator a Ventura e o de Melhor Direção de Fotografia a Leonardo Simões, de acordo com informação disponível no site oficial do festival.

O filme está já selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdão 2020, que decorrerá de 22 de janeiro a 02 de fevereiro na Holanda, onde integrará a secção Deep Focus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+