30 abr, 2020 - 14:54 • Maria João Costa
A plateia da Biblioteca Municipal Florbela Espanca costuma ser pequena para tantos que, ano após ano, assistem ao Festival Literatura em Viagem (LeV) que decorre há 14 anos em Matosinhos. Este ano, e devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, o LeV estreia-se numa versão digital, mas assegura a organização, “mantendo intacta a sua natureza”.
As sessões irão decorrer nas páginas de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos e da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
Com o tema “Volta ao mundo em 80 viagens”, o festival vai reunir uma dezena de escritores de três continentes.
Uma das estrelas da edição deste ano é Isabel Allende, autora chilena que lançou recentemente em português o livro “Longa Pétala de Mar” e que se celebrizou com livros como “A Casa dos Espíritos” e “Filha da Fortuna”.
Os escritores que participam nesta edição diferente são desafiamos pela organização a “falar dos livros que os fazem ou fizeram viajar, bem como as viagens que mais os marcaram nas suas carreiras”.
Entre os convidados estrangeiros anunciados estão também dois escritores angolanos: Ondjaki e José Eduardo Agualusa, cuja pandemia apanhou-o com um livro por lançar; dois colombianos: Juan Gabriel Vásquez, que viu agora traduzido para português “Os Informadores”, o seu primeiro livro, e Héctor Abad Faciolince, autor da obra “Somos o Esquecimento que Seremos”.
A este painel juntam-se também vários escritores e poetas portugueses. Entre eles estão as poetas Ana Luísa Amaral e Matilde Campilho e os autores David Machado, Gonçalo M. Tavares e José Luis Peixoto.
Confirmados foram também os nomes do músico Pedro Abrunhosa, do físico e deputado socialista Alexandre Quintanilha e da psicóloga Joana Amaral Dias.
A organização do LeV indica que nos próximos dias serão anunciados, mais autores estrangeiros, “fazendo desta edição do LeV uma das mais internacionais de sempre”.
Quem quiser acompanhar as sessões, elas decorrem entre os dias 13 e 15 de maio, com sessões diárias às 17h, 18h, 19h e 22h e nos dias 16 e 17 de maio terão lugar cinco sessões às 17h, 18h, 19h, 21h e 22 horas.
Para assistir basta ligar-se gratuitamente à página de Facebook da autarquia ou à da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.