30 nov, 2020 - 16:28 • Redação com agências
A cantora norte-americana Cher ajudou a resgatar o “elefante mais solitário do mundo”, que estava em cativeiro há várias décadas num jardim zoológico de Islamabad, no Paquistão.
O solitário “Kaavan” iniciou no domingo uma longa viagem de quatro mil quilómetros até à sua nova casa, um santuário para animais selvagens, no Camboja.
A transferência do elefante começou no domingo e foi acompanhada por Cher, que nos últimos anos fez campanha por “Kaavan” e compôs músicas a apelar ao resgate do paquiderme.
“Kaavan” foi sedado e colocado num contentor personalizado de dez toneladas, no qual vai ser transportado de camião e avião até ao santuário em Siem Reap, no Camboja.
“É um dia emotivo para todos nós, mas também lhe chamamos o ‘Dia D’”, disse à agência Reuters o veterinário Amir Khalil, da associação “Four Paws” (Quatro Patas).
Os tratadores levam mais de 200 quilos de comida, incluindo bananas e melões, para alimentar o elefante durante a viagem.
A cantora Cher está a filmar um documentário, com o canal Smithsonian, sobre o resgate do “elefante mais solitário do mundo”.
“Eu descobri o Kaavan através de pessoas no meu Twitter. Pensei, como posso resolver isto? Como posso salvar um elefante que está acorrentado há 17 anos e que está a milhares de quilómetros de distância? Este é o primeiro grande resgate da Free The Wild’s e estou muito orgulhosa”, afirma Cher.