Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

​Aquário Vasco da Gama ganha "janela virtual para o Oceano"

15 dez, 2021 - 07:13 • Cristina Nascimento

Modernização do espaço, que está em funcionamento há mais de 120 anos, pretende atrair mais visitantes e garantir divulgação do conhecimento sobre os mares.

A+ / A-

É inaugurada esta quarta-feira, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras, uma janela virtual para o Oceano. A novidade faz parte do projeto de modernização deste espaço que está quase a completar 125 anos de existência.

A pérola desta renovação do espaço é esta janela virtual de 20 metros quadrados, explica à Renascença o comandante Nuno Leitão, diretor do Aquário. "Vamos ter uma janela virtual para o Oceano em que neste espaço será possível interagir com um oceano virtual e mergulhar nas profundezas do mar."

Nuno Leitão explica que se trata de "um ecrã grande, um dos maiores de Portugal interativo em que as crianças podem interagir não só no ecrã, mas também pelo chão", detalha.

A Marinha gastou 300 mil euros na renovação do Aquário Vasco da Gama, o mais antigo do mundo em funcionamento, que contou também com a colaboração de várias entidades privadas. O diretor do Aquário considera que se trata de um "grande salto tecnológico, em que os visitantes ganham uma nova forma de ver o oceano".

Antes da pandemia, o Aquário recebia cerca de 70 mil visitantes por ano, um número que o diretor do espaço espera que suba para 200 mil, em 2023.

Esta janela virtual foi montada no tanque onde antes estavam algumas otárias. Os animais foram devolvidos à natureza e o Aquário Vasco da Gama entendeu não voltar a ter espécies de grande porte no espaço, dada a falta "de condições ideais para viverem em cativeiro".

Nestas declarações, o comandante Nuno Leitão refere que o Aquário Vasco da Gama voltou a ter também um serviço de cafetaria e que tem condições para realizar festas de aniversário infantis e reuniões de empresas.
O Aquário Vasco da Gama assinala 125 anos de existência em 2023 e inclui um núcleo museológico que reúne o espólio do Rei D. Carlos, entre outros.
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+