Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Betty Davis, estrela do funk, morreu aos 77 anos

10 fev, 2022 - 15:45 • Lusa

Nascida Betty Mabry, em 1945, em Durham (Carolina do Norte), foi modelo, cantora e compositora, sendo reconhecida como uma das vozes pioneiras e mais influentes da música funk, que fundiu os ritmos soul, jazz e R&B.

A+ / A-

A estrela do funk Betty Davis, casada com a lenda do jazz Miles Davis, morreu de causas naturais na quarta-feira, aos 77 anos, no estado norte-americano da Pensilvânia, segundo a revista Rolling Stone.

Uma amiga próxima da artista Connie Portis confirmou a morte à Rolling Stone, numa mensagem em que destacou "a influência" que Betty Davis tinha na música, bem como "a personalidade ousada, bela e sem falhas".

Nascida Betty Mabry, em 1945, em Durham (Carolina do Norte), foi modelo, cantora e compositora, sendo reconhecida como uma das vozes pioneiras e mais influentes da música funk, que fundiu os ritmos soul, jazz e R&B.

A produção artística concentrou-se nos anos 1960 e 1970, quando subiu à cena musical de Nova Iorque com composições, como "Get Ready for Betty".

Em 1968, tornou-se a segunda mulher de Miles Davis (1926-1991) e, embora o casamento tenha durado apenas um ano, é-lhe creditada a introdução do famoso trompetista do jazz no mundo do rock, de acordo com a Rolling Stone.

A revista afirmou que os álbuns funk de Betty Davis não foram êxitos comerciais, mas temas como "Shut Off the Light" e "If I'm in Luck I Might Get Picked Up" abriram o caminho a artistas como Prince e Madonna.

Betty Davis deixou abruptamente a música no final dos anos 1970, e manteve-se afastada da indústria até ao lançamento de uma nova canção intitulada "A Little Bit Hot Tonight" em 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+