01 mar, 2022 - 07:18 • Lusa
O ator Ruy de Carvalho volta a subir ao palco do Politeama, em Lisboa, esta terça-feira, para mais uma interpretação em "A ratoeira", de Agatha Christie, no dia em que completa 95 anos de idade e 80 de carreira.
Também esta terça-feira, é inaugurada, no Politeama, a exposição "Retratos contados", uma retrospetiva da vida do ator desde a infância até à atualidade.
Com curadoria de Nélson Mateus, a mostra reúne fotografias que fazem a retrospetiva da vida de Ruy de Carvalho, como fotos de família e do seu casamento, bem como da sua carreira profissional, com imagens de peças que interpretou e de colegas de trabalho, entre outras.
Entre os objetos exibidos na mostra, que já esteve patente no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (TEC), contam-se fotos da autoria de António Homem Cardoso e o texto final da mostra é da autoria de Alice Vieira.
Sobre a peça "A ratoeira", a narrativa passa-se num pequeno hotel gerido por um jovem casal que é surpreendido pela morte de um hóspede e centra-se na procura do assassino.
Henrique de Carvalho, neto de Ruy de Carvalho, Elsa Galvão, Sofia de Portugal e Filipe Crawford constam do elenco, que tem cenografia e figurinos de Fred Klaus.
Paulo Sousa Costa, que encena a peça, disse à agência Lusa que vão tentar que a sessão de hoje à noite "seja especial" e constitua "uma bonita homenagem a uma pessoa que merece e que é também um ator muito querido dos portugueses".
“Esqueçam quezílias, esqueçam coisas más e comecem(...)
Na plateia, a assistir à peça, vão estar convidados como muitos colegas e amigos de profissão de Ruy de Carvalho, bem como o presidente da Câmara Municipal de Lisboa e o vereador da Cultura, disse Paulo Sousa Costa, sem precisar mais pormenores sobre a homenagem.
Com uma longa e premiada carreira no teatro, cinema e televisão, Ruy de Carvalho estreou-se no teatro em 1942, no grupo de teatro da Mocidade Portuguesa, na peça "Jogo para o Natal de Cristo", encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho.
Em 1945, entrou para o curso de teatro/formação de atores, no Conservatório Nacional, que terminou em 1950, com 18 valores.
A estreia profissional de Ruy de Carvalho data de 1947, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, na companhia Rey Colaço - Robles Monteiro, na comédia "Rapazes de hoje", de Roger Ferdinand.
Medalha de Mérito Cultural, Prémio Carreira, Personalidade do Ano em Teatro e Prémio Sophia constam dos galardões atribuídos a Ruy de Carvalho, distinguido pela primeira em 1961.
Ruy de Carvalho nasceu em Lisboa em 1 de março de 1927.