26 set, 2022 - 19:55 • Pedro Valente Lima
A famosa voz grave, de respiração profunda e quase asmática, de um dos vilões mais icónicos do cinema vai sair de cena. James Earl Jones vai deixar de ser a voz de Darth Vader na saga "Star Wars" ("Guerra das Estrelas", em português).
Desde o primeiro filme, "Guerra das Estrelas: Uma Nova Esperança", em 1977, que o ator dava vida a um dos líderes mais temíveis do Império. No entanto, nunca vestiu a capa ou colocou o capacete de Darth Vader. Essa tarefa cabia a outros atores ao longo dos anos, nomeadamente Dave Prowse, na trilogia original de filmes.
Na altura, a voz do ator inglês não condizia com o tom ameaçador que George Lucas, realizador e criador da saga, pretendia. Foi nesse momento que James Earl Jones foi chamado a dar voz ao tirano Darth Vader.
Desde então, além da trilogia original, o ator norte-americano conquistou um lugar cativo na representação do 'lado negro da força', continuando a ser a voz do vilão nos filmes e séries do franchise até 2019, ano em que fez gravações pela última vez, para o filme "A Ascensão de Skywalker".
Contudo, a sua ligação à franquia não terminaria aí. Na série da Disney "Obi-Wan Kenobi", que estreou este ano, a produção recorreu a várias gravações em arquivo de James Earl Jones e, principalmente, à inteligência artificial, que permitiu aperfeiçoar falas antigas e até criar novo diálogo.
De acordo com um dos editores de som de "Star Wars" nos últimos anos, Matthew Wood, o ator de 91 anos esteve, inclusivamente, presente na produção da série, dando dicas à equipa para conseguirem recriar ao máximo a sua voz.
Com esta saída do Darth Vader 'em pessoa', é através da inteligência artificial que a Disney pretende reproduzir, o mais fielmente possível, a voz grave e ameaçadora que James Earls Jones conseguiu imprimir na personagem ao longo de décadas.
Aliás, não seria a primeira vez que os donos do Rato Mickey recorreriam a este tipo de tecnologias em "Star Wars". Já na série "O Livro de Boba Fett", a Disney havia utilizado inteligência artificial de modo a reproduzir a voz do jovem Luke Skywalker, numa altura em que o ator da saga original, Mark Hamill, já conta 71 anos de idade.
James Earl Jones, nascido no estado do Mississippi, começou a carreira de ator em 1953. Quatro anos depois, viria a iniciar o seu trajeto na Broadway, onde ficaria conhecido pelas performances em "Hamlet" ou "King Lear", por exemplo.
Além de Darth Vader, o dobrador é também conhecido por ser a voz de Mufasa, pai de Simba, na versão inglesa do filme "O Rei Leão". Venceu vários prémios, incluindo Emmies e Tonies, destacando-se o Óscar da Academia honorífico, recebido em 2011, em reconhecimento da sua carreira artística.