Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Fantasporto regressa em fevereiro com 86 filmes

17 jan, 2023 - 20:52 • Lusa

A 43.ª edição do festival, que este ano acontece entre dia 24 de fevereiro e 4 de março, tem lugar no histórico Cinema Batalha.

A+ / A-

O Fantasporto - Festival Internacional de Cinema do Porto regressa a 24 de fevereiro, abre com o filme britânico "Shepherd", de Russel Owen, e promete durante nove dias 86 filmes, a maioria em antestreia portuguesa.

"Estamos com o "line up" final", anunciou o diretor do Fantasporto, Mário Dorminsky, em conferência de imprensa para revelar a programação da 43.ª edição do festival, que este ano acontece entre dia 24 de fevereiro e 4 de março, no histórico Cinema Batalha, agora denominado Batalha - Centro de Cinema, localizado na baixa do Porto, junto ao Teatro Nacional São João.

A abertura do certame acontece às 21h15, na sala do Batalha com 299 lugares, e a exibição de "Shepherd" dá também mote para o arranque da Competição Internacional do Cinema Fantástico.

"Shepherd", um filme de 2021, aborda "os traumas de um homem que se isola do mundo" e foi considerado pela imprensa especializada, como a Variety Screen International Empire e Film Total, um dos "mais importantes filmes do ano cinéfilo".

O Fantasporto termina no dia 4 de março com a estreia internacional do filme turco "Once Upon a Time in The Future: 2121", da realizadora Serpil Altin. Inspira-se na película "1984", de George Orwell, e revela um olhar sobre "os perigos das ditaduras", filmado pela primeira mulher turca a realizar um filme de ficção científica, lê-se no dossiê de imprensa do Fantasporto.

Entre a abertura com "Shepherd" e o encerramento com "Once Upon a Time in The Future: 2121", pelo Fantasporto vão passar 86 filmes, de 30 países diferentes, como Japão, Myanmar, Malásia, Singapura, Ucrânia, Rússia, Indonésia, Macedónia do Norte e Cazaquistão.

"Immersion", do japonês Takashi Shimizu - que venceu o Grande Prémio do Fantasporto 2021 com "Suicide Forrest Village" -, que relaciona ficção científica com lendas nipónicas, é exibido dia 2 de março. Este é um dos principais destaques da organização na categoria de Cinema Fantástico da competição.

Haverá também uma retrospetiva de cinema filipino, com dez produções, e outra dedicada à Freak Agency, com nove filmes, agência espanhola dedicada à produção independente.

No total, tendo em conta o "dossier de imprensa", o Fantasporto contará com 95 filmes, entre competição internacional e portuguesa (curtas e escolas de cinema), retrospetivas, semana dos realizadores, cinema fantástico fora da competição e a trilogia "Melchior".

A guerra, as ditaduras e suas consequências, o tráfico de migrantes, a exploração e o abuso de crianças, o abuso de idosos e a desumanização da sociedade, o direito à diferença, a condição da mulher, as mudanças climáticas e a poluição dos oceanos são alguns dos temas abordados nos 86 filmes que vão ser exibidos na 43.ª edição do Fantasporto e cujos ingressos são cinco euros (sujeito a desconto).

Veja aqui a programação completa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+