01 fev, 2023 - 16:39 • José Carlos Silva
Terminam dentro de poucas semanas os testes dinâmicos aos automóveis que concorrem na iniciativa Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal.
Os representantes de duas dezenas de órgãos de comunicação social estão a testar cada um dos automóveis candidatos, não apenas ao galardão maior, mas também em diferentes classes.
Pela Renascença, o jurado é José Carlos Silva que tem, como os restantes elementos do júri, a tarefa de avaliar dezenas de critérios pré-definidos, da estética, às prestações, passando pelo preço e garantias de cada viatura.
Nesta primeira fase, são selecionados sete automóveis finalistas, e está para muito em breve a data em que vai ser anunciada a decisão do coletivo.
Após esta votação, será eleito o Carro do Ano em Portugal e os melhores nas sete categorias.
Este ano, não há categoria de Desportivos, mas estão em concurso viaturas que podem ser enquadradas nesta classe.
Contudo, a organização da iniciativa optou este ano por apostar em sete outras categorias: Citadino, Familiar, SUV Compactos, Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in.
Na classe de Citadino do Ano há duas viaturas: Nissan Juke e Skoda Fabia.
A categoria de Elétrico do Ano volta a ser uma das mais participadas. Desta vez com o Aiways U5, Kia Niro, Nissan Ariya, Polestar 2, Renault Mégane E-Tech, Toyota bZ4x, Volkswagen ID.5 e Volkswagen ID.Buzz.
Na categoria de Familiar do Ano contamos com o Citroën C5 X, Honda Civic, Nissan Qashqai, Peugeot 408, Renault Austral, Renault Mégane E-Tech e Volkswagen ID. Buzz.
Para Híbrido do Ano concorrem o Honda HR-V, Kia Sportage, Kia Niro, Nissan Juke, Renault Austral e Toyota Corolla Cross
Na categoria de Híbrido Plug-in do Ano encontramos o Citroën C5 X, DS 7 E-Tense, Mazda CX-60, Opel Astra e Peugeot 408.
Para SUV/Compacto do Ano concorrem Alfa Romeo Tonale, DS 7 E-Tense, Honda HR-V, Mazda CX-60, Nissan Qashqai e Volkswagen ID.5 e Renault Austral.
Por último, a categoria de Grande SUV do Ano. Integram a lista o Aiways U5, Kia Sportage e Nissan X-Trail.
Mas, a grande expectativa é sem dúvida saber qual será o sucessor do Peugeot 308, eleito Carro do Ano 2022.