08 fev, 2023 - 22:21 • Ricardo Vieira
A Netflix anunciou esta quarta-feira o fim da partilha gratuita de contas em Portugal e noutros países.
A conta ficará associada a uma residência, indica o serviço de televisão pela internet numa mensagem divulgada esta quarta-feira no site oficial.
Para partilhar a conta com alguém fora da residência será preciso subscrever um plano Standard ou Premium e pagar mais quase quatro euros por mês, por cada pessoa.
“Comprar uma opção de membro adicional: em vários países (incluindo Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha), os membros com um plano Standard ou Premium podem adicionar contas secundárias de membro adicional, para até duas pessoas fora da sua residência, cada uma com o seu próprio perfil, recomendações personalizadas, dados de início de sessão e palavra-passe, por um custo adicional mensal de 3,99 € por pessoa (em Portugal)”, refere Chengyi Long, diretor do departamento de Inovação de Produtos da Netflix.
Esta semana, por lapso, a Netflix, numa página ofi(...)
A empresa de streaming, que conquistou milhares e milhares de clientes nos últimos anos, justifica a medida com a necessidade de continuar a ter conteúdos de qualidade.
“Na Netflix, sempre tentámos facilitar a partilha da conta Netflix entre pessoas que vivem na mesma casa, por isso oferecemos funcionalidades, como sejam, perfis diferentes e a possibilidade de ver a Netflix em vários ecrãs em simultâneo. Apesar do sucesso das mesmas, estas funcionalidades geraram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser partilhada. Hoje, mais de 100 milhões de residências partilham contas — o que impacta a nossa capacidade de investir em séries e filmes de grande qualidade.”
O mesmo comunicado adianta que os clientes vão poder configurar a localização principal do serviço. “Vamos ajudar os membros a fazer esta configuração, para garantir que todas as pessoas que vivem na sua residência podem usar a sua conta Netflix”.
A Netflix adianta que os clientes “podem agora facilmente gerir quem tem acesso à sua conta a partir da nova página ‘Gerir acessos e dispositivos’”.
“Valorizamos os nossos membros, e reconhecemos que existem muitas opções de entretenimento. Uma conta Netflix destina-se a ser usada numa residência e os membros têm à sua escolha vários planos, com diferentes características”, refere a empresa.
Para as pessoas que usam uma conta podem agora “facilmente” transferir um perfil para uma nova conta, mantendo “as respetivas recomendações personalizadas” ou “o histórico de visualização”, entre outras opções.
A Netflix explicou ainda que “os membros podem continuar a ver a Netflix nos seus dispositivos pessoais ou iniciar sessão num novo televisor, por exemplo, num quarto de hotel ou numa casa de férias”.