Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

estudo

Consumo de café pode diminuir risco de diabetes

15 mar, 2023 - 10:56 • Isabel Pacheco

Um estudo do Karolinska Institutet, na Suécia, associa consumo de café a menor risco de obesidade e de diabetes.

A+ / A-

O consumo elevado de café pode estar associado a um menor risco de diabetes e de excesso de peso. É a conclusão de um estudo publicado pela universidade de medicina sueca Karolinska Institutet que encontrou “evidências” de que “concentrações elevadas de cafeina” no sangue “pode reduzir a gordura corporal e o risco de diabetes tipo 2”.

O estudo, realizado pela equipa de investigadores, liderada Susanna Larsson, estima que “a ingestão diária de 100 mg de cafeina aumente o gasto energético em cerca de 100 kcal”, o que pode diminuir a pré -disposição para a obesidade, fator de risco da doença da diabetes tipo 2 associada a habitos de vida e ao envelhecimento.

A conclusão deste estudo, publicado esta semana na revista BMJ Medicine, coincide uma outra investigação publicada em 2018 pela epidemiologista sueca que concluía que o consumo de café está “inversamente associado” ao risco de diabetes tipo 2 devido aos seus “efeitos termogénicos, antioxidantes e anti-inflamatórios”.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+